Ah, ele estava zoando. Converso com ele com frequência 😂
No computador eu uso o Nostter e ele não permite tirar menções da conversa. Ele só mostra bem discretamente que tem outros perfis mencionados.
Tive que usar o Jumble e virei jumblista, pelo menos no computador.
Durante certo tempo eu me revoltei por gostar muito daquela moça e não não poder tê-la em minha vida da forma que eu desejava. Aquilo estava fazendo mal para mim ao ponto de sentir uma revolta inconsciente tornar-se consciente. Cheguei a pensar em colocar mais para baixo nas prioridades a vida religiosa. Um homem apaixonado na vale nada. Paixão vem de "pathos": sofrimento, afetação, doença. Será que patético também vem de "pathos"? Fui um doente patético.
Da mesma forma essas questões políticas também me faziam mal e criavam em mim uma revolta contra a realidade. E este é um passo importante para a revolta contra Deus. Devemos modificar a realidade naquilo que é possível. No que não for, só resta aceitar, sem revolta.
Ponto bem colocado: qualquer coisinha nos afeta, ficamos magoadinhos e frustrados por qualquer vicissitude na vida. Tem aquele provérbio na língua inglesa "man plans, God laughs". Não que Deus seja sádico, mas é que a vontade que tem de ser feita não é a sua, apesar de todos seus planos e caprichos.
No filme, cena emblemática deste ponto, os camponeses assistindo ao martírio de familiares e amigos com consternação e muita dor, mas sem revolta. Esta é a mensagem mais importante para mim.