
Eu não estou nada optimista nisto, espero estar errado. Suspeito que daqui uns meses, a mineradora HUT8 vai abandonar o Bitcoin e vai dedicar as suas operações em exclusivo para AI.

Eu não estou nada optimista nisto, espero estar errado. Suspeito que daqui uns meses, a mineradora HUT8 vai abandonar o Bitcoin e vai dedicar as suas operações em exclusivo para AI.
O hardware eficiente para calcular sha256 é diferente do hardware com tensors core para calcular matrizes e álgebra linear, cálculos que a IA exige.
Certa vez vi a nostr:npub1kcf4p6e8k0rkjtaaghu765647z58qu0wfpgxnqptlwg2pm30skzsm2mct0 comentando sobre competição e interoperabilidade entre mineração e IA. Sinceramente, eu acho algo bem complicada essa interoperabilidade de hardware. E pelas mesmas razões, a concorrência também nao pode ser alta. Não é como o mercado de etanol e de açucar concorrerem pela cana, é mais como a indústria de ar condicionados e de regrigeradores concorrerem por técnicos que possam prestar serviço autorizado. Há uma congruênica dos conjuntos, mais é parcial.
Daí entao, o Google teria que muda hardware ? teria lucro com isso ? Não que eu duvide, mas ideias e decisões que não fazem sentido eocnômico tendem a não se espalharem.
Eu sei que os hardwares são diferente, a questão aqui, não é um problema de hardware. A Google está é à procura de infraestrutura e know-how nesta área e sobretudo para ter acesso a energia. A energia é o grande gargalo da AI.
Recentemente fez o mesmo a TeraWulf, este caso é ligeiramente diferente, ainda era mais apetecível para o Google, porque este mineravam em exclusivo com energia nuclear.
Peraí, vc diz que o interesse seria ganhar know-how em "gestão e acesso" a energia barata (geralmente mineradores tem boa infra de energia para susentar a mineração de forma lucrativa) ou ganhar know-how em data-center?
a primeira parece bem razoável, a segunda eu vejo como algo que o google já deveria ter...
Neste caso, como a AI é muito mais lucrativa que a mineração do Bitcoin, eles querem é energia e rapidez, não olham para o preço.
Eu incluo o know-how (os trabalhadores) e as infraestrutura. Quanto tempo levará para construir um datacenter de grandes dimensões?
Fazer um datacenter leva mais de um anos, para projetar, conseguir a aprovação, construir o edifício, conseguir contratos que garanta o fornecimentos de energia, mantar os equipamentos e for fim contratar pessoal.
Para o Google não falta dinheiro, eles querem o datacenter para ontem, é mais simples comprar as mineradoras e num curto espaço de tempo trocam as ASIC por GPU.
No curto espaço de tempo fazem a conversão, depois criam equipas dedicadas para planear a construção de novos datacenter, aqui o know-how das mineradoras é importante.
Compreendido