COMO O BITCOIN PODE PRESERVAR AS ECONOMIAS DE VIDA DOS REFUGIADOS (OPINIÃO)

As propriedades únicas do Bitcoin o tornam a melhor maneira de preservar a riqueza em tempos de crise. Mas há algumas coisas a ter em mente para se preparar.

Suponha que você leve uma vida familiar comum em um país não revelado. De repente, surge uma crise. Pode ser a ascensão de um regime autocrático, um democídio ou um conflito armado. Quaisquer que sejam as circunstâncias, você provavelmente terá dois problemas prementes em mente. Em primeiro lugar, você precisa colocar todos em segurança, de preferência no exterior. Em segundo lugar, você precisa preservar o máximo possível de suas economias para estabelecer sua vida em outro lugar. Uma vez que uma fuga segura de um país atingido por um desastre depende muito de circunstâncias individuais, este artigo se concentrará em uma estratégia de preservação de economias aplicável globalmente.

PRESERVANDO SUAS ECONOMIAS DA MANEIRA TRADICIONAL

Proteger o valor das economias enquanto foge de um país nunca foi fácil. Aqueles que têm a sorte de ter alguma riqueza antes de uma crise pode achar difícil salvá-la quando há uma necessidade repentina de deixar o país.

IMOBILIÁRIA

Portanto, você possui sua casa e é provável que tenha se beneficiado muito das políticas de dinheiro fácil da última década, pois seu valor cresceu muito ao longo dos anos. Você pode estar moderadamente bem no papel, mas quão fácil é realmente transformar sua casa em dinheiro em um curto espaço de tempo? A demanda do mercado pode ser fortemente impactada pela própria crise que está forçando você a fugir - por exemplo, em caso de invasão estrangeira, a demanda por casas na região afetada será interrompida, enquanto o número de proprietários que desejam vender aumentará foguete. Portanto, a menos que você tenha previsto uma crise iminente e vendido antes dos outros, é provável que não consiga extrair muito do valor de sua casa quando mais precisar.

POUPANÇA NO BANCO

Mas digamos que você teve uma boa previsão e vendeu sua casa a tempo. Agora você tem muito dinheiro no banco. Novamente, se a crise afetar todo o país, é provável que você não consiga sacar ou movimentar seu dinheiro com rapidez suficiente. Existem muitos exemplos na história em que um "feriado bancário" foi anunciado e os depositantes tiveram seu dinheiro negado quando mais precisavam. Um dos exemplos mais recentes vem do Líbano, onde os bancos simplesmente fecham suas portas e caixas eletrônicos para evitar que os clientes retirem seu dinheiro em meio a uma crise econômica em curso. Se você acha que pode se proteger contra a desvalorização de uma moeda nacional possuindo uma conta em dólar, é melhor pensar duas vezes: no Líbano, as contas em dólar foram convertidas à força para uma libra libanesa que tinhaperdeu 97% de seu valor em relação ao dólar desde 2019 . Na verdade, as contas bancárias podem não estar seguras em nenhum lugar, já que os bancos em todo o mundo operam no modo de reserva fracionária, tornando-os vulneráveis ​​a corridas e subsequentes colapsos. Os recentes colapsos de um trio de bancos americanos - Silvergate Bank, Signature Bank e Silicon Valley Bank - provaram essa vulnerabilidade.

No entanto, vale a pena notar que geralmente há um atraso de vários dias entre uma crise emergente e um feriado bancário total. Se você suspeitar que os bancos podem proibir você de acessar seu dinheiro em breve, você pode usar esta janela de oportunidade para sacar seu dinheiro na forma de dinheiro ou convertê-lo rapidamente em bitcoin enquanto ainda é possível.

DINHEIRO

Digamos que você retirou todo o seu dinheiro e o guardou em dinheiro. Espero que seja em dólares ou euros, caso contrário, pode ser difícil encontrar um uso para sua moeda local no exterior, especialmente se a crise que o forçou a sair impactar a taxa de câmbio, como costuma acontecer - a hryvnia ucraniana desvalorizou 25 % desde o início da invasão russa.

Viajar com grandes quantias de dólares ou euros também envolve riscos. A primeira delas é o risco de roubo, seja por criminosos comuns ou por patrulhas de fronteira corruptas. O segundo risco é que, se você estiver viajando com dinheiro no valor de mais de $ 10.000 ou o equivalente em euros, precisará declará-lo ao cruzar as fronteiras de muitos países, incluindo os EUA. A não declaração pode resultar no confisco do valor total quantia.

Você sabia que os guardas alfandegários dos EUA confiscam mais de $ 200.000 de viajantes em média todos os dias ? E se você de fato declarar que está viajando com grandes quantias em dinheiro, nunca sabe onde essa informação pode parar — os dados confidenciais coletados também podem vazar. Por exemplo, em 2020, houve um grande vazamento de dados pessoais detalhados , incluindo os registros de propriedade de 200 milhões de americanos. Os criminosos podem usar esses dados para ataques direcionados.

O dinheiro também está se tornando gradualmente inútil no mundo ocidental. Na área do euro, o uso de dinheiro caiu de 72% de todas as transações no ponto de venda em 2019 para 59% em 2022, e essa tendência é incentivada pelos governos que impõem limites rígidos de caixa. Portanto, mesmo que você chegue ao exterior com suas economias em dinheiro, provavelmente precisará abrir uma conta bancária rapidamente, o que pode não ser uma tarefa direta ou fácil para um novo imigrante.

OURO

O ouro costumava ser a forma mais popular de transferir valor intacto no passado, uma vez que tem uma demanda mundial e pode ser vendido com um desconto relativamente pequeno (supondo que moedas ou barras de grau de investimento estejam sendo usadas). O ouro também tem um valor bastante denso, já que o preço de 1 quilo de ouro é de cerca de US$ 60.000 no momento em que este livro foi escrito . Caso contrário, corre os mesmos riscos que o dinheiro, pois pode ser facilmente roubado ao longo do caminho. Além disso, o ouro não é aceito como meio de pagamento e não é divisível, então você precisa trocar suas moedas ou barras inteiras pela moeda local depois de chegar ao país de destino.

AÇÕES E TÍTULOS

Ações e títulos são ótimos instrumentos de bom tempo, mas podem se tornar tão inúteis quanto contas bancárias quando as coisas ficam complicadas. As ações e títulos locais provavelmente não valerão nada no exterior e seu valor pode ser afetado pela crise em questão. Instrumentos financeiros internacionais (por exemplo, fundos negociados em bolsa baseados nos EUA) se sairiam melhor, embora esses instrumentos não estejam disponíveis na maior parte do mundo. E mesmo que estejam disponíveis para você, o acesso a esses instrumentos pode ser afetado por novas sanções impostas.

BITCOIN RESOLVE ISSO?

Você deve ter notado que todos os instrumentos usuais para preservação de patrimônio têm características comuns na forma de transferibilidade limitada e/ou valor vinculado a um local ou jurisdição específica. Instrumentos físicos como dinheiro e ouro sempre apresentam risco de perda ou roubo ao longo do caminho, enquanto instrumentos intangíveis como imóveis, contas bancárias e ações são, em sua maioria, valiosos apenas localmente.

Bitcoin realmente corrige isso.

Primeiro, o bitcoin é intangível e, portanto, muito fácil de transferir. Você pode enviar bitcoin para qualquer pessoa globalmente em minutos ou pode se lembrar da semente de recuperação e literalmente carregar o bitcoin em sua cabeça (embora isso também traga seus riscos específicos, como abordaremos abaixo). Em comparação com outros ativos intangíveis, como contas bancárias ou de corretagem, não há risco de contraparte - você nunca precisa se preocupar com a possibilidade de seu dinheiro ficar inacessível devido a feriados bancários, falhas institucionais ou sanções recém-impostas.

Em segundo lugar, o bitcoin é um ativo global e, como tal, seu valor não está vinculado a nenhuma jurisdição específica. Um bom exemplo desse fato é a proibição da mineração de bitcoin em 2021 na China , que parecia um grande negócio na época, já que a maioria das operações de mineração de bitcoin estava localizada na China. No entanto, os mineradores de bitcoin simplesmente se mudaram para outro lugar e praticamente não houve impacto no preço (pelo contrário, o bitcoin atingiu novos máximos vários meses após a proibição ). Bitcoin é um ativo global, mas ao contrário do ouro, pode ser comprado ou vendido de várias maneiras – em bolsas regulamentadas, em bolsas descentralizadas, em caixas eletrônicos ou de pessoa para pessoa; e as chances são de que você enfrentará um spread mínimo em suas trocas.

A intangibilidade do Bitcoin, a dependência zero de terceiros e a liquidez global o tornam um candidato perfeito para a preservação de economias em situações críticas.

Então, quais são os métodos específicos para usar bitcoin ao fugir de um país?

VIAJANDO COM BITCOIN COM SEGURANÇA

A principal preocupação ao viajar com bitcoin é eliminar um único ponto de falha. Se você apenas anotar sua semente de recuperação e colocá-la no bolso de trás, você corre um grande risco, pois qualquer pessoa que veja, tire ou fotografe sua semente de recuperação tem a capacidade de roubar todo o seu bitcoin. Para viajar com segurança com bitcoin, você precisa minimizar a possibilidade de perda ou roubo. Abaixo estão algumas dicas sobre como resolver este problema.

BITCOIN EM SUA MENTE

Para manter o acesso ao seu bitcoin, a única coisa que você precisa fazer é lembrar sua semente de recuperação, ou seja, uma lista ordenada de palavras em inglês com 12 ou 24 palavras. Lembrar 12 palavras é obviamente mais fácil do que lembrar 24 palavras, então é aconselhável ir para essa opção (por exemplo, gerando sua semente em um Trezor Modelo T, que suporta esse formato). Use uma técnica de aprimoramento de memória, como o palácio da memória . Se você estiver viajando com sua família, faça com que todos os membros da família se lembrem da mesma semente de recuperação; dessa forma, se alguém esquecer algumas das palavras, você ainda poderá reconstruir a semente completa.

Depois de memorizar sua semente, tente recuperar seu bitcoin em uma carteira offline, de preferência um dispositivo de hardware (em dispositivos Trezor, você pode executar uma recuperação de teste que não limpe o dispositivo). Assim que tiver certeza de que sua semente de recuperação está firmemente gravada em sua memória, limpe a carteira. Se você quiser levar sua carteira de hardware com você em suas viagens, certifique-se de que ela esteja limpa, para que, se você a perder ou alguém a tirar de você, não haja possibilidade de uso indevido.

Na chegada, recupere seu bitcoin novamente na carteira de sua escolha (certifique-se de digitar sua semente em um ambiente offline!).

Não confie na sua memória por períodos mais longos. Viajar em um ambiente adversário é a única situação em que confiar em sua memória pode ser uma boa ideia, mas tente minimizar o intervalo de tempo em que você armazena sua semente de recuperação em sua cabeça. Para armazenamento de longo prazo, sempre anote sua semente, ou melhor ainda, carimbe ou grave em aço (existem muitos produtos para isso no mercado; antes de fazer uma compra, recomendo verificar os testes de estresse de Jameson Lopp ) .

CONFIANDO EM SUA REDE DE CONFIANÇA

Outra maneira de transferir sua riqueza via bitcoin é simplesmente enviá-la como uma transação bitcoin para alguém em quem você confia. A pessoa nem precisa estar no país para o qual você pretende viajar; o importante é que eles possam manter seu bitcoin seguro durante suas viagens e enviá-lo de volta para você quando você puder configurar sua nova carteira em um ambiente seguro. O fator mais importante aqui é a confiança. Isso pode ser desanimador para alguns (afinal, todos nós conhecemos o mantra de “não confie, verifique”), mas o fato é que, para algumas pessoas, esse pode ser o caminho a percorrer se não quiserem confiar em sua memória e ter certeza de que a pessoa do outro lado nunca os trairia. A pessoa para quem você está enviando seu bitcoin precisa ser proficiente em bitcoin e, idealmente, deve possuir uma carteira de hardware bem protegida - afinal,

Se você deseja aumentar a segurança desse processo, pode fazê-lo por meio de uma carteira multisig. Digamos que você configure uma carteira multisig de dois em três e transfira seu bitcoin para essa carteira. Agora você pode enviar uma das chaves para a pessoa A, a segunda para a pessoa B e levar a terceira com você. A pessoa A e a pessoa B não devem saber uma da outra, de modo que não há como roubar o bitcoin armazenado dessa maneira. E se você perder sua chave durante suas viagens, ainda poderá recuperar seu bitcoin usando as chaves da Pessoa A e da Pessoa B. Você pode configurar sua carteira multisig usando Electrum, Sparrow ou Nunchuk. Para distribuir as chaves, certifique-se de usar um comunicador seguro e criptografado, como o Signal messenger (não use o Telegram, pois ele não é criptografado por padrão! ).

Como alternativa, você pode utilizar um backup Shamir, um método criptográfico sólido para dividir sua semente de recuperação em vários compartilhamentos (use carteiras testadas pelo tempo, como o Trezor Model T, para fazer isso com segurança). Digamos que você faça um backup Shamir dois de três - as próximas etapas são as mesmas que descrevemos acima com multisigs. É aconselhável reforçar a segurança do backup do Shamir configurando uma frase secreta sobre ele.

NEGAÇÃO PLAUSÍVEL

Idealmente, não deve haver nenhuma indicação de que você é um Bitcoiner. Isso significa não carregar carteiras de hardware, não ter adesivos de Bitcoin em seu laptop ou telefone, não carregar nenhum livro de Bitcoin e deletar qualquer aplicativo de Bitcoin/criptomoeda de seu telefone. Não fale sobre bitcoin com estranhos ou guardas de fronteira. Se alguém fizer uma pergunta aparentemente inocente sobre bitcoin ou criptomoedas, aja como ignorante ou apenas diga que acha que é uma farsa. Simplificando, você deve parecer e agir como um “normie”.

NÃO CONFIE EM TROCAS

Alguns leitores podem ficar tentados a usar sua conta de troca de bitcoin - afinal, você pode fazer login de qualquer lugar do mundo, certo? Pessoalmente, desaconselho confiar em trocas com qualquer parte de suas economias. Além das frequentes falhas de câmbio (apenas nos últimos doze meses, vimos o colapso de FTX , Celsius e BlockFi , e um congelamento de usuários do Gemini Earn ), a bolsa pode bloquear seus fundos, por exemplo, devido a sanções ou login de um endereço IP em um país "errado". Resumindo, se você mantiver seu bitcoin em uma bolsa, você realmente não o possui.

NÃO É MAIS APENAS UMA TEORIA

O Bitcoin já é usado como meio de preservar as economias em tempos de crise. Nos últimos anos, vimos histórias de sucesso desse tipo em países tão diversos quanto Afeganistão , Venezuela e Ucrânia . Devido à sua liquidez global e controlabilidade direta, o bitcoin está provando ser uma ferramenta valiosa em situações críticas. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a transferência segura de bitcoin, mais bem preparado você estará no caso de tal situação surgir.

Fonte: Bitcoin Magazine - Josef Tětek, analista de Bitcoin da Trezor.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.