Não estou falando sobre políticos. Estou falando sobre cultura e mentalidade econômica em comum, pois, se político nenhum iria querer isso, porque a união europeia fez?
Talvez, pelos europeus provavelmente já entenderem como uma necessidade e levarem isso a ser feito...
Por outro lado, a América Latina parece ter 'tentado' ir num rumo parecido, já que há algum nível de mobilidade na zona do mercosul, mas atravancou bem antes.
A questão é... O que fez esse processo se atravancar?
Eu nunca disse que político nenhum iria querer isso. A oligarquia da América do Sul que teme não poder controlar o resultado… O mercosul é uma união política. O que faz com que não se expanda é o próprio exemplo da UE na minha opinião. Houve uma substituição das antigas oligarquias locais por uma europeia.
Então, você entende que na América Latina as oligarquias locais são mais fortes?
O que você entende que levou a isso? Países com muita população sob um mesmo governo ou influencia internacional?
Sem dúvida. Acho que as oligarquias se formaram pela estrutura da ocupação europeia. E isso não tem uma correlação direta com o tamanho da população. O Brasil é um caso um pouco diferente por causa do período monárquico. Por outro lado a influência internacional parece ser o fator que mais tem relevância aqui.
Thread collapsed
Thread collapsed
Thread collapsed
A UE é puro comunismo, era muito mais a europa quando não existia passaporte por exemplo e milhares de cidades estados e pequenos reinos.
Concordo, mas estou enfatizando o espaço econômico europeu (EEE). A UE tem que acabar, é um problema.
Thread collapsed
Thread collapsed