Sim, mas apenas os querubins da arca da aliança e porque Deus teria pedido.
Os judeus pararam a muito tempo de representar Deus em imagens e passaram até a ocultar a pronuncia do nome dele.
Sim, mas apenas os querubins da arca da aliança e porque Deus teria pedido.
Os judeus pararam a muito tempo de representar Deus em imagens e passaram até a ocultar a pronuncia do nome dele.
Na vdd tbm teve a serpente de bronze e as imagens no Templo de Salomão.
Mesmo que fossem só os querubins da arca, Deus ter pedido a confecção logo após ter supostamente a proibido seria uma contradição. Deus não se contradiz. É apenas um erro humano de tradução dos termos citados.
Agora, qual é a ligação entre protestantes e judeus? Protestantes não rejeitam livros do Antigo Testamento?
Qual seria a diferença de uma imagem que represente algo. Que Deus mandou fazer e usado por um tempo de uma imagem usado como amuleto para cumprir desejos?
Por acaso os heróis da bíblia não seriam o suficiente como exemplos? Seria necessário atribuir título de santo sem a ordenança expressa de Deus, fazer inúmeras esculturas, lucrar com essas esculturas e depois fazer com que os outros a adorem? Isso não seria um misticismo? Quase um espiritismo, um vodoo, um candomblé, um culto a bezerro de ouro ou algo do tipo.
Por acaso virar Santo Antônio de cabeça para baixo seria o certo, ter um altar dentro de casa cheio de santos e a bíblia aberta no Salmos 23 que nunca é lida não seriam amuletos?
Amuletos não é idolatria? Uma vez que todos os rituais do passado apontavam para Cristo, ainda usar de amuletos e rituais místicos não seriam o mesmo que tentar invalidar o sacrifício de Cristo? Ou dar menos valor a Cristo?
Miquéias 1:7 Todas as suas imagens esculpidas serão arrebentadas, todos os bens que conquistou mediante tua imoralidade serão queimados no fogo, e destruirei todos os seus ídolos. Considerando que tudo quanto ela acumulou foi produto da prostituição, como salário de prostituta voltará a ser usado!”
Isaías 44
9 Os que modelam ídolos nada são, as suas obras de arte e objetos preciosos **não podem lhes trazer nenhum proveito**! Tudo isso é vão! As suas testemunhas nada veem e nada sabem, a fim de que **sejam humilhados por seus próprios feitos**.
10 Quem é que esculpe ou modela um deus e funde uma imagem, que nada lhe serve?
11 Com certeza, todos os seus companheiros e **devotos serão envergonhados**, bem como os seus artífices, que não passam de seres humanos. Reúnam-se todos eles e apresentem-se; todos eles se encherão de **espanto** e de **humilhação**!
12 O ferreiro toma uma ferramenta e trabalha com ela nas brasas; modela com arte um ídolo mediante hábeis marteladas, forja-o com o poder do seu próprio braço. Ele sente fome e perde a força; passa sede e desfalece. 13 O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que **passa morar em uma casa**.
Em Isaías 44
18 Eles nada sabem nem entendem, porque os seus olhos são incapazes de ver e os seus corações não conseguem compreender.
19 Nenhum deles tem conhecimento ou inteligência para dizer: “Metade desta madeira usei simplesmente para fazer o fogo com o qual assei pão sobre suas brasas, assei também carne e assim matei minha fome. Ora, poderia eu fazer algo abominável com o que restou da madeira?”
Que Deus lhe abençoe, meu irmão em Cristo.
Aqui lista mais instancias de imagens no Velho Testamento. E um longo tratamento do problema, definido no concilio de nicea II, ano 787... mas imagens de deus não faz sentido prum judeu, só depois de cristo encarnado faz sentido. A discussão é em torno de qualquer imagem, de imagens humanas, de imagens de coisas vivas, de ilustracoes biblicas, etc... Os proprios judeus mudaram ao longo do tempo.
https://www.newadvent.org/cathen/07664a.htm
Tambem me parece racional que os judeus fossem mais restritivos em torno do Templo, onde faziam os seus sacrificios, do que em outros lugares, como sinagogas da diaspora. Perto do Templo faz mais sentido confundir imagem com ídolo, ou assumir que a estatua de cesar representa um deus alem de um lider politico. De qq forma, não era 'zero imagens'.
Vi na italia varios sarcofagos dos primeiros séculos, cheios de relevos com cenas do evangelho, mantendo o estilo dos sarcofagos pagãos contemporaneos. Antes de acharem o sudario, Cristo era representado como os outros personagens, cabecinha redonda. Depois do sudario, virou o rosto mais alongado que conhecemos.
Sim os judeus eram muito mais abertos a imagens
Há imagens que parecem ser representações de Deus, feitas antes da proibição pelas leis mosaicas...
Como no fragmento arquelógico de um vaso de Kuntillet Ajrud que tem escrito "Eu o abençoei por Javé de Samaria e por Aserá".
https://en.wikipedia.org/wiki/Kuntillet_Ajrud_inscriptions ? nao conhecia. dificil de saber, com tao pouco... a figura é deus mesmo, ou deuses pagãos? ou alguem abençoando? Alias, esse vaso parece vir depois de Moises, se a datacao estiver correta, o que nem sempre é verdade, ate datacao radioativa erra as vezes por contaminacao da amostra.
https://utexashb-comps.fandom.com/wiki/Kuntillet_Ajrud <- esse aqui diz que as figuras sao deuses egipcios. São parecidos, verdade.
pode ser um resquicio de paganismo ou politeismo (consorte de yawveh?), ate a palavra yahweh dizem ter sido usada por pagaes semiticos vizinhos (ou antepassados?)? Se for, vale a proibicao da idolatria. Um vaso assim pode ser qq coisa.
Não entendo os detalhes, sei que foi achado no Sinai e tá escrito em hebraico antigo, com o nome 'Javé' (o tetragrama).
Também foi encontrado um desenho do que parece ser um querubim, em uma pedra da caverna de Zedequias em Israel, mas foi tomada pela Inglaterra e não deixam pesquisadores examinarem...