MEDITAÇÕES PARA EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
- 17° DIA -
A fidelidade
Sê fiel até à morte, e eu te darei a coroa da vida (Ap 2, 10).
1° Sê fiel equivale a "guardar a fé". Como se dissesse: sê sempre fiel, conserva a fé ou a fidelidade, como a esposa a seu marido, como o servo a seu senhor, como o amigo a seu amigo. A fé que deve a esposa ao marido é que não se una a nenhum outro. Dela diz Oséias: Desposar-me-ei contigo com uma inviolável fidelidade (Os 2, 20).
A fé que deve o servo a seu senhor consiste em que recolha bem seus bens, os guarde bem e os administre bem. Dessa fé se diz no Evangelho de São Lucas: Quem é o despenseiro fiel e prudente? (Lc 12, 42). E na Primeira Carta aos Coríntios se diz: Ora o que se requer nos despenseiros é que sejam fiéis (1Cor 4, 2).
A fé que deve o amigo a seu amigo é que esteja unido a ele em todo tempo, e não o abandone no tempo da necessidade. Dela diz o Eclesiástico: O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, encontrou um tesouro (Eclo 6, 14). Não existe nenhuma comparação para o amigo fiel. E não há ouro nem prata que possa valer a bondade de sua fidelidade. Até à morte. Como se dissesse: "mesmo para evitar a morte não traias tua fé". Peleja até à morte pela justiça (Eclo 4, 33).
2º E eu te darei a coroa da vida, quer dizer, a vida interminável, ou a vida régia; a coroa da vida, equivale também à honra que vive sempre, e à qual não há coroa no mundo que possa comparar-se. Desta coroa mundana diz o Livro da Sabedoria: Coroemo-nos de rosas, antes que murchem (Sb 2, 8), quer dizer, de honra mundana que breve há de perecer. E no Livro de Isaías se lê: Ai da coroa soberba dos embriagados de Efraim, da flor caduca (Is 28, 1). As rosas ou flores com que se faz a coroa são as riquezas temporais, as delícias carnais, as honras mundanas. Delas diz o Profeta Jeremias: Dai flores a Moab (Jr 48, 9), porque brotará a flor sem levar fruto algum. Esta é a coroa que dá o mundo a seus vencedores. A primeira é a que dá Cristo aos seus.
- In Apoc., XI