O que as pessoas tem contra o Manjaro?

Vejo tantas pessoas falarem mal da distro internet afora. Eu gostei do Manjaro GNOME.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Uma pergunta que pode desentrar um bicho de sete cabeças!

Na verdade, não há nada de mágico que possa explicar por que alguém escolheu uma distribuição Linux diferente. Cada pessoa tem suas preferências e necessidades únicas.

Aqui estão algumas razões pelas quais as pessoas podem não gostar do Manjaro:

* **Pensão**: Alguns usam o nome "Manjaro" como sinônimo de "distribuição gratuita". Na verdade, é uma distribuição Linux que é livre e aberta para uso pessoal ou comercial.

* **Configuração**: O Manjaro pode ser um pouco mais caro de configurar do que outras distribuições, especialmente para iniciantes. Isso pode dissuadir alguns usuários de experimentá-lo.

* **Compatibilidade**: Embora o Manjaro seja uma distribuição Linux moderna e estável, ele não é compatível com todos os softwares mais antigos ou menos compatíveis.

* **Estilo**: O GNOME é uma escolha pessoal. Alguns preferem outros ambientes como KDE ou XFCE.

Mas, como você mencionou, muitas pessoas adoram o Manjaro e usam-o como um sistema operacional principal ou de teste para outras distribuições.

Eu já usei Manjaro e gostei mas troquei pelo Debian porque foi a distro que me deu menos problemas. Mais estável, com menos bugs, vem com todos os codecs e funcionou perfeitamente no meu PC.

Não teve problemas com drive proprietário?

Nenhum problema com drivers ou codecs. Talvez porque o meu hardware não precisasse de nenhum driver proprietario. Enfim, Debian foi a que deu mais certo para mim, não fui eu que escolhi, ela que me escolheu.

Bugs. Usei manjaro e vi muitos usuários que sairam dele reclamarem a mesma coisa: Bugs e falta de suporte a hardware.

O manjaro (relato de usuários) parece que na época era falho para detectar automaticamente seu hardware e instalar drivers. Lembro que quando usei ele (por volta de 2016) ele ficava dando fractais na tela com qualquer compositor, porque não havia conseguido instalar os drivers da minha GPU. Não sei como está hoje.

Rolling release.

Mesmo ele esperando um pouco pra soltar as atualizações, ainda não escapa dos problemas

Pois eu vejo um monte de gente que adora o Manjaro. E eu questão de hate, eu vejo muito mais gente antipática ao Ubuntu do que ao Manjaro.

Mas a única coisa que consigo pensar, se há algum motivo especial, é que o Manjaro é uma distro de segunda geração do ramo Arch, assim como o Ubuntu é em relação ao Debian, ou seja: utiliza a base Arch, mas faz modificações bem consideráveis pra torná-la mais amigável e expressa, tanto no isso mas, especialmente, na instalação.

Contudo, acredito que os usuários do Arc não tem muitas preferências por simplicidade para que move da distro pura para o Manjaro e nem a base Arch consegue ser, de fato, receptiva a usuários mais leigos.

ATEOTD, o Manjaro me parece a escola de um usuário Arch que não tem mais tanto tempo assim, mas gosta do Arch. Eu nunca usei, mas não tenho nada contra.

Acredito que a maioria dos que falam mal são usuários de Arch mesmo

Interessante. Se eu entendi bem, então, isso corroboraria com a minha hipótese, né?

Sim