MEDITAÇÃO: O CRISTÃO DEVE SER CEGO, MUDO E SURDO

I. Para ser feliz neste mundo, para viver nele santamente, é preciso estar cego para muitas coisas. Feche os olhos para tudo o que pode te fazer conceber maus pensamentos, causar tristeza ou te inspirar orgulho; não olhes para os defeitos do teu vizinho, ou os teus. Meu Deus, faz-me ver a feiura do pecado e a beleza da virtude. Aparta meus olhos para que eles não vejam vaidade. (Salmista).

II. Precisas saber como ser mudo para viver como cristão. Quando surgir uma oportunidade de falar bem de si mesmo, falar mal dos outros, de faltar a caridade, fiques calado; porque geralmente acontece que aqueles que falam muito cometem muitos pecados e pronunciam palavras das quais se arrependem amargamente depois. Não há nada mais rentável do que viver no recolhimento, conversando pouco com os outros e muito consigo mesmo. (Sêneca).

III. Por que querer ouvir tudo e saber tudo? Muitas palavras criminosas, muitas maldições, muitos discursos ímpios ou ousados perturbarão a paz de tua alma e despertarão nela pensamentos vãos ou perigosos! O retiro facilitará a observância destas regras. Recue à solidão, não com o corpo, mas com o espírito; a solidão do espírito é a que é recomendada, não o do corpo. (São Bernardo).

Proposta: O amor da solidão

Oração: Ore pela Ordem do Carmelo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.