o que seria um serviço de email descentralizado? As mensagens privadas do nostr não já são a mesma coisa?
Discussion
Mas as mensagens privadas não tem conexão com os emails tradicionais. Eu não posso escrever uma mensagem e mandar pra alguem@gmail.com, e também não tenho um endereço meu tipo alguem@nostr.com pra receber mensagens de serviços centralizados como o Gmail, Outlook e Yahoo
se tiver conexão com os emails tradicionais, deixa de ser descentralizado. Alguem vai centraliziar essa conexão. Sempre que vc sair da fronteira do nostr, vai ter "alguem" prestando um serviço centralizado.
Entendi. Faz sentido
você pode mandar a mensagem pra alguem@gmail.com. Pra isso existe o nip05 (se vc mandar uma mensagem para girino@girino.org vai chegar pra mim). Só não vai chegar na minha caixa de email, vai chegar na minha caixa do nostr.
O seu problema não é "criar um email descentralizado", isso já existe. O seu problema é integrar o nostr com o email centralizado que já existe. É um problema muito maior e que vai fatalmente ser centralizado.
Boa, agora tu matou minha dúvida. Vlw!
Pensa no Gmail. O protocolo de email é descentralizado, mas o serviço fornecido pelo Google sob nome Gmail é centralizado e roda nos servidores do Google, que detém o login e mensagens de todo mundo. O que me veio na mente é se é possível fazer uma solução tipo o Gmail só que descentralizada no Nostr
o protocolo do email tradicional não é descentralizado, ele é "distribuido". Ele "parecia" descentralizado na epoca em que todos os computadores da internet eram servidores de email e tinham um nome de dominio proprio. Desde 1994 mais ou menos que isso não é verdade mais. Com IP dinâmico, fica inviável cada computdor ter seu dominio e seu servidor SMTP. O protocolo é "distribuido", ou seja poucos "centros" que distribuem entre si a "carga" - gmail, outlook, yahoo, algumas empresas grandes, etc.