Anarquistas são contra a propriedade privada e o Estado, se não haveria um planejador central, como seria o cálculo econômico?
Discussion
1. Compre um miojo.
2. Coma ele cru.
3. Beba água fervendo.
4. Cheire o pó.
5. Planeje a economia voluntarista🦧.
Não existiria nem miojo kkk
Viraria uma 'alucinocracia', o mundo caindo aos pedaços e todo mundo buscando um modo de fugir da realidade por meios viciosos, buscando alucinógenos ou outra forma de prazer alienante.
Esse pessoal confunde imaginação com realidade e não entendem nada de economia e muito menos de matemática.
A maioria dos anarquistas não percebe que o mundo é escasso de acesso a matérias primas, a produtos e serviços.
Eles acham que o que torna tudo escasso são o Estado e as corporações, e sem eles, as pessoas teriam acesso a tudo. Ou seja, não fazem ideia do que é economia e talvez ainda menos de administração e matematica, e assim pensam que é uma forma de alienação.
Ou senão, no caso dos mais espiritualistas (geralmente hippies, certos newages ou outros grupos espirituais), pensam que as pessoas conseguiriam individualmente chegar em um nível de consciência global de valor onde não se precisaria ter preços ou dinheiro, elas apenas ofereceriam e receberiam coisas ao prazer delas, e tudo magicamente se ordenaria em um fluxo sobrenatural.
Curiosamente, quem pensa assim, ou se droga frequentemente, ou fazem coisas que produzem efeitos muito similares, que as afasta da realidade.
Depende da sua definição de "propriedade privada". Geralmente os anarquistas fazem a diferenciação entre propriedade privada e propriedade pessoal baseada na possessão (usufruto)
Mises no cálculo econômico sob uma comunidade socialista usa a definição de propriedade privada de fábricas e negócios, então sim, é a definição usada pelos anarquistas
O problema do cálculo econômico e do planejamento central também se aplica às grandes corporações metacapitalistas
Cálculo Econômico na Comunidade Corporativa
http://aesquerdalibertaria.blogspot.com/2013/12/calculo-economico-na-comunidade.html
Sem pé nem cabeça
Nossa man, você colocou planejador central e cálculo econômico na mesma frase...rsrsrs...Misses Pill resolve isso.