Ministério Público quer suspender norma que proíbe tratamentos hormonais para transição de gênero em menores

O https://revistaoeste.com/tag/ministerio-publico-federal-mpf/

do Conselho Federal de Medicina (CFM) que limita o acesso de menores de idade a tratamentos hormonais de transição de gênero. O órgão também pediu a aplicação de multa de R$ 3 milhões ao CFM por danos morais.

Leia a reportagem https://revistaoeste.com/revista/edicao-270/nao-existem-criancas-de-colo-trans/

da Revista Oeste

Segundo o MPF, a norma pode colocar em risco a saúde física e mental de "pessoas trans". A Procuradoria argumenta ainda que as restrições podem incentivar práticas clandestinas e perigosas. Em resposta, a assessoria do CFM encaminhou declaração do médico Raphael Câmara, relator da resolução.

"A resolução foi elaborada com responsabilidade, embasada na ciência e nas melhores evidências de estudos recentes, seguindo inclusive países como a Inglaterra e a Suécia, a fim de proteger a saúde e a vida de crianças e adolescentes", afirmou o médico. "O tema está no STF, portanto, essa ação é inócua e o CFM reforça o seu compromisso com a saúde e a segurança da população."

Transição de gênero: norma do CFM proíbe hormonização

A norma, publicada em abril, veta o uso de bloqueadores hormonais em crianças e adolescentes. O tratamento é usado para evitar que, com a puberdade, os menores desenvolvam as características físicas de seu sexo, como o crescimento de seios nas meninas e o engrossamento da voz nos meninos.

O texto também determina que a hormonização só pode começar a partir dos 18 anos, em vez de 16. A hormonização é um tratamento médico que envolve a administração de hormônios para alterar as características sexuais secundárias de uma pessoa.

https://youtu.be/6PxpEoFrOkY?si=1UwOPbohLLOlmJzd

Entidades LGBT protocolaram, em abril, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para derrubar a medida. O MPF defende que o tratamento é essencial no desenvolvimento de pessoas com incongruência de gênero, pois supostamente ajuda a prevenir quadros de depressão, automutilação e suicídio.

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

Atualmente, há pelo menos 20 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que propõem a proibição de procedimentos para transição de gênero em crianças e adolescentes. Alguns preveem penas de até 20 anos de prisão para profissionais da saúde.

O post https://revistaoeste.com/brasil/ministerio-publico-quer-suspender-norma-que-proibe-tratamentos-hormonais-para-transicao-de-genero-em-menores/

.

https://revistaoeste.com/brasil/ministerio-publico-quer-suspender-norma-que-proibe-tratamentos-hormonais-para-transicao-de-genero-em-menores/

🤖 Tracking strings detected and removed!

🔗 Clean URL(s):

https://youtu.be/6PxpEoFrOkY

❌ Removed parts:

?si=1UwOPbohLLOlmJzd

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.