Imaginem o seguinte, vocês tem um amigo ou amiga que está a dois passos, muito próximo e praticamente já aceitando libertarianismo e BTC, mas ainda tem aqueles receios, ou procrastina, mas tem aquela faísca de interesse...enfim, um libertário no armário...

Que conselhos, motivações, sugestões vocês dariam pra essa pessoa que tá no limite pra se tornar uma libertária bitcoinheira?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Manda este site. Tem em português tb. Se depois disso ela ainda ficar com receios, é apenas um escravo desejando seu grilhão.

https://wtfhappenedin1971.com/

Tem um desse na versão brasileira tbm? Seria interessante mostrar tanto a moeda americana quanto brasileira pra ver se dá pra acordar alguém e incentivar a sair dessa sistema

Fazer uma reflexão interna. Não adianta forçar, isso é uma aceitação natural. Talvez aconselharia se aprofundar em tópicos que ainda causam dúvida/receio

Confie no lula e no governo de modo geral, eles farão o melhor por você.

Esse conselho forma muitos libertários kkk

Daniel Fraga era um positivista que ia na prefeitura para reclamar dos buracos em sua rua, do lixo e etc, foi assim que ele se tornou libertário kkk

Na verdade, ele teve a sorte de entrar nos primeiros grupos de discussão de temas liberais/libertários do Brasil. Não lembro de cabeça se foi no Orkut ou já lá no Facebook 🤔

Se ele não tivesse entrado no grupo, talvez ele nunca soubesse do liberalismo, do libertarianismo e depois do Bitcoin. Mas não sei se veio primeiro os vídeos dele ou ele no grupo 🤷

Agora o Daniel Fraga supostamente tá no meu grupo do Simplex, e dessa vez não é o Castiel. Descobriram que o nickname de jogo dele era Chapolin Colorado...e esse Chapolin Colorado tá no meu grupo a um tempão💩👍🏻

O chapolin tá aqui tbm

Não tô entendendo nada kkk

E nem sei quem é esse Chapolin também kk

O que eu falei antes foi com base em vídeos e materiais do pessoal bem das antigas, e falei com alguns deles também, não faço ideia do Daniel Fraga hoje em dia 😅

A minha ideia a um tempo atras era escrever sobre a história do ancapismo no Brasil, mas mesmo tendo bastante material, a minha cabeça já tava cheia de informação e nunca finalizei 😓

Se souberem como fazer um documento colaborativo aqui no Nostr (acho que já vi sobre isso) e alguém puder ajudar a melhorar o texto, eu lanço ele por aqui.

E tem coisas antigas do Daniel assim?

Tem kkk

A história do Dâniel Fraga com assunto de política começou lá em 2005, mas muita coisa que eu tenho é recorte da história dele.

Os Chiocca começaram a disseminar muita coisa desde 2004, mas ninguém chegava a ser "libertário" de fato, era bem misturado.

O começo de tudo até o pessoal chegar mais ao libertarianismo que a gente conhece hoje vem do crescimento das ideias do próprio liberalismo no Brasil. Começou com divulgações de livro no Brasil de desde os anos 80.

Tem até vídeo do Dâniel Fraga falando que foi o pai dele que levou ele a buscar se informar sobre autores liberais, pois ele já lia sobre isso.

Os Chiocas meio que converteram ele nas discussões... Era no orkut pelo que ouvi...Ele ja tinha o vlog, e passou a abordar as coisas inserindo os argumentos libertários. Cidadão revoltado vs cidadão revoltado com esteróides haaha

Também soube de algo assim kk

Pelo que eu entendi da história desde o início, me parece que boa parte dessa movimentação pode ter começado por alunos do Olavo criando grupos de debate e discussão de política nas redes sociais.

Então começaram um grupo de liberalismo no Orkut e isso se espalhou cada vez mais com novos libertários criando seus próprios espaços, grupos e nichos.

Descobre qual é armário que a pessoa está e joga uma 'bomba' dentro dele kk

Manda um vídeo, texto ou argumento que ela vá entender e que destrua totalmente o engano.

Já fiz isso comigo mesmo quando tava aprendendo e também com um conhecido que defendia propriedade intelectual e depois de citar muitos casos de como punir quem copia é agressão ilegítima e que é monopólio, soltei uma ideia e o argumento dele caiu:

"Se a propriedade intelectual se baseia em proteger que uma imagem, texto ou algo que possa ser copiado, então, se você visse alguma informação sigilosa ou privada por acaso, isso não poderia servir como base para em última instância legitimar que a informação 'copiada para a sua mente' fosse forçosamente 'apagada'?"

Como a pessoa que eu tava falando gostava de debater e de imaginar cenários assim, mais hipotéticos (e nem tinha neuralink na época kk), ela logo se tocou como punir algo que foi legitimamente copiado (sem agressão ou invasão de propriedade) é invadir a propriedade do copiador.

Ela tem algum negócio? Lida muito com funça? Geralmente a pessoa começa o questionamento vendo o lado utilitário...pra virar a chavinha é meio qie esclarecer como o fundamento ético ae relacioma com as questões utilitárias. Tipo imposto é roubo, mas precisa pra x,y,z...não, x, y, z só são problemas porque o roubo que é ruim se instituiu como padrão moral, disfarçando-se de outra coisa. Ao menos comigo foi muito nessa linha...

Estude amargamente, ou se arrependa Bitcoin.

Mande sats pra pessoa.

Seria uma boa, desde que ela se interessasse.

"Vou te mandar alguns sats, me mande seu endereço lightning"

Se a pessoa já sabe sobre isso, ela vai atrás pra fazer (dinheiro de grátis, levei vantagi). Mesmo que ela resolva vender, ela já vai aprender o processo.

Nossa mas é MUITA BURRICE, tua amiga te dar satoshis de graça pra ti aprender, e você: "hihihihi ganhei dinheiro de grátis, levei vantagi, vô vendê tudu🦧"

É nessa hora que você vê se a pessoa roda ou não.

Creio que dar apoio, não ser insistente como um crente fanático e tentar entender o que a atrai são mais importantes que qualquer argumento que seja dado. Somos pessoas diferentes, interpretamos o mundo de maneira diferente, tentar entender o que está a levando por esse lado, eu comecei a me interessar mais pelo assunto quando percebi no anarcocapitalismo uma maneira de atenuar o sofrimento das pessoas, diminuir a pobreza e trazer liberdade.

Boa pergunta. Estou na mesma situação... Tô incentivando meu primo fazer a desgraça de uma carteira fria desde final do ano de 2024, o cara é procrastinador pra crl, já chegou comprar um salário em bitcoin mas não criou carteira pra fazer auto custódia, logo ele vendeu tudo pra "ajudar a irmã" que engravidou e o pai não quer ajudar pagar as coisas do filho, bicho eu fiquei puto pq o cara tava quase fazendo auto custódia, e se fizesse eu acho difícil que teria vendido, até falei pra ele " se tivesse jogado tudo pra auto custódia duvido que teria vendido, ia querer acumular mais igual eu fiz " já dei vários conselhos e mandei tutoriais e etc, o cara tá focado em tirar passaporte BR mesmo eu falando que o principal seria acumular Bitcoin, não aconselho mais ninguém que não fique atrás me perguntando sobre, pois não foi o primeiro que tentei ensinar como se salvar. Meu conselho é que não perca tempo cm quem não quer aprender e fica fazendo cu doce pra vc ficar indo atrás querendo ensinar tal pessoa!

A salvação é individual, se você evangelizou e não aceitaram então você não pode fazer mais nada, infelizmente verei muitos familiares e amigos que tentei ensinar se afundarem. Não perco mais tempo ensinando alguém a menos que tenha interesse, o tempo que nós podemos perder pra tentar ensinar um desinteressado é o mesmo tempo que poderíamos estar ganhando dinheiro pra comprar mais.