me tornei agorista e criptoanarquista. enfim, mais um ponto de vista que carrego no bolso

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Tu conhece o site Cypherpunks Brasil?

Recomendo muito para compreender o agorismo.

vou dar uma conferida

muito obrigado

O que era antes e o que foi causa de transição?

eu era libertário mesmo, mas não seguia nenhuma vertente do libertarianismo. eu já possuía uma certa descrença no que tange a meios eleitorais, já acreditava que o que pode tirar o poder do estado é a descentralização dos meios informacionais e da moeda, já gostava da ideia de sonegação de imposto, pirataria e mercado negro. comecei a estudar mais sobre pois era a vertente do meu anarcocapitalista favorito. e depois de muito estudo e pesquisa cheguei à conclusão que eu era agorista

Pela rápida lida que fiz, diria que estou mais próximo de agorismo que de anarcocapitalismo.

explique porque

Acho os ancaps, de modo geral, sobrevalorizam empresas, como se fossem divindades.

errado não está

Esse é um dos motivos de eu não me considerar ancap e sim anarquista de livre mercado

quais são as diferenças fundamentais entre o anarquismo de livre mercado e o anarcocapitalismo

Qual a relação dos agoristas com a hierarquia e como é definido quando uma terra, adquirida de forma legítima, deixa de ser propriedade após o não uso? Eu entendo que algo continuar sendo propriedade apesar de nunca ser exercido na terra o labor de seu trabalho é ridículo, mas acabo achando o abandono explícito uma melhor alternativa, pois, em minha visão, delimitar o tempo de não uso até a não-propriedade é algo muito arbitrário.

De modo geral os agoristas tem uma abordagem sobre propriedade similar à dos mutualistas, baseada na ocupação e uso (usufruto) porém sem senhoriagem (no inglês landlordism) onde venda de terrenos desocupados e cobranças de aluguel são considerados uma forma de exploração econômica

Creio que eu veja a propriedade privada como mais como um ancap e empresas mais como um agorista, mas vou deixar isso em aberto em minha mente.

Nada. As vezes um chama de uma coisa outro chama de outra e no fim é tudo a mesma coisa. Isso só deixa os perdidos mais confusos.

Com agorismo você quer dizer voluntarismo? Porque agorismo não é uma filosofia, é uma forma de fazer negócios.

É uma vertente do libertarianismo que propõe que a dissolução do Estado deve vir através de trocas voluntárias entre indivíduos em mercados brancos, cinzentos e negros sem intervenção e auxílio estatal e através da sonegação.

Agorismo não é uma filosofia, é uma prática de fazer trocas sem intermediários, nada mais. A filosofia por traz disso parece com voluntarismo, você quer fazer trocas de forma voluntária e não concorda com uso de violência para obrigar as pessoas a estabelecerem contratos. Agorismo é uma forma de fazer isso. Nem mesmo se propõe a acabar com o estado, mas sim fugir dele. É uma ótima prática, só não é filosofia.

Se propõe a dissolver o Estado através da prática da contraeconomia e rejeita vias políticas de dissolução. A prática é a contraeconomia, o agorismo é o pensamento por trás, não que outras vertentes de anarquismo não possam apoiar práticas contraeconômicas.

Você tá misturando as coisas. Anarquismo é uma filosofia, a prática, como Agorismo e tudo mais não são vertentes dessa filosofia, são modos de fazer algo.

Não estou.

Bem vindo ao clube kkkkk