Como vocês esperam que possamos chegar em uma sociedade plenamente organizadas em governanças privadas?

Seria necessário um ou mais entes privados centrais para convencer as pessoas a solucionarem problemas de interesse comum? Como por exemplo: Desastres naturais, ataques, obras mais amplas...

Ou vocês acham que as pessoas seriam capazes de se unir elas mesmas, voluntariamente, para resolver esses tipos de problemas?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Acredito na primeira opção, as pessoas precisam de um líder, somos como animais que vivem em grupos, como gorilas, lobos, leões etc. Mas uma coisa que foi tirado das pessoas foi o poder de escolher qual líder seguir.

O Hoppe defendia que a nossa forma de organização produz elites naturais, que seriam pessoas que despontam econômica, intelectual e/ou moralmente, e que acabam se tornam referência central para a sociedade.

Eu creio que isso ocorra realmente, mas não que signifique que essas figuras devam produzir um controle central, mas sim que devam ser lideranças simbólicas, apenas, e a sociedade é que deva se agrupar de forma orgânica através da propriedade privada, da especialidade de cada um e de regras baseadas em consenso...

E quanto mais estruturas de livre competição e verificação houver, melhor será para que nenhum ente tentar quebrar as leis e contratos.

a proposta de municipalismo é a que aparenta ser mais proxima das conjunturas brasileiras

Mas o maior problema do Brasil não é o governo federal? No municipalismo ele continuaria, não?

nao. cada municipio seria uma "federacao".

municipalismo no twitter explica com mais detalhes. mas qlqr duvida q eu conseguir responder, tmj.

Então, seria uma confederação de microestados autônomos.

O municipalismo é diferente, ele só aproxima o poder de decisão no município, mas mantém a federação no todo, tanto que até políticos brasileiros defendem isso.

conceito errado irmao. ate no wiki vc tem "sistema politico de governo local, com soberania e autoridade de um estado promulgado"

como o municipio é soberano se tem "estados e federacoes"?

o bostil, por exemplo, é republica so no nome, pq estado algum tem autonomia, so descricionariedade.