Replying to LuisSP

historicamente, não somos proximos como os europeus entre si. Tirando ARG/URU/PAR (mesmo eles, só tem fronteira em 4 estados, sul + MS, e só o RS com extensão grande), todos os outros são fronteiras 'virtuais', que existem no mapa, mas há pouca coisa de cada lado, regiões distantes e pouco populosas e montanhas até os centros populacionais.

e.g., ~1800, o peru precisava mandar um politico pra Iquitos, pra negociar com revoltados. Da forma mais rápida possivel. Que foi: Lima -> Panamá -> NY -> Belem -> Tabatinga -> Iquitos, por navio. Isso era meses mais rápido que atravessar os andes a pé.

por isso, e porque cada país nasceu ligado aos europeus culturalmente e como destino de exportações, não se formaram laços historicos. Nem entre os hispanicos, que tambem estao bem separados geograficamente, alem de rivalidades menores. Alem disso, tirando o BR, os outros paises são menores em população e renda, e são mercados separados. Vale a pena investir pra vender café no Peru ou na Italia? Eh mais facil aproveitar os contatos na Italia pra vender na Austria e França, ou aproveitar os contatos peruanos pra vender no Chile ou Colombia? Do outro lado, qual industria peruana tem volume e capital pra dominar um mercado brasileiro, pra ser mais que uma curiosidade rara?

A cultura parecida tem um lado ruim... os produtos por vezes não são tão diferentes assim. pecuaria, agro...

ate que nas ultimas decadas houveram casos de sucesso. vinho chileno, trigo argentino. autopeças...

Os Europeus já tiveram guerras e dominações internamente até chegarem ao ponto de criarem acordos econômicos entre os países.

A América Latina também passou por algumas guerras e com o tempo os países foram se aproximando ao ponto de ter diferentes acordos economicos entre os países, mas ao mesmo tempo são acordos quase sempre parciais e que em geralmente liberam de um lado para aprisionar em outro...

Assim, não me refiro aqui à popularidade dos produtos de cada país, mas sim na reciprocidade como um todo.

Só não sei exatamente o que fez liberalizar a Europa lá no início e que na América Latina ainda hoje a freia de liberalizar, mesmo nos pequenos países, mais dependentes do mercado externo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

no caso do mercosul... comercio fora do mercosul acaba sendo mais importante do que dentro, o mercosul acaba sendo uma amarra que impede o BR de fazer acordos com UE, por exemplo. ARG tambem reclama de nao poder fazer utros acordos bilateraias, nao lembro o contexto exato.

E isso BR e ARG que são maiores e mais proximos. Pros pequenos, comercio pra fora da AL deve ser ainda mais importante.

Sim. É por isso que os paises mais para o lado do pacífico não entram no Mercosul... Que por conta dessas restrições socialistas, principalmente por parte do Brasil, é um grande freio para a integração comercial dos países da América do Sul.