SÁBADO DEPOIS DO SEGUNDO DOMINGO DE PÁSCOA

O sacramento da Confirmação

1° A Confirmação é um sacramento.

Onde se apresente algum efeito especial da graça, se ordena um sacramento especial, e pelas coisas que se fazem na vida podemos formar uma idéia das que existem na vida espiritual da graça. É evidente que na vida corporal há certa perfeição especial que faz chegar o homem à idade perfeita que lhe permite fazer ações perfeitas de homem, pelo que disse o Apóstolo: Quando me tornei homem feito, dei de mão às coisas que eram de menino (1Cor 13, 11). Do que se deduz que, fora do movimento da geração pelo qual alguém recebe a vida corporal, há um movimento de crescimento, pelo qual o homem é levado à idade perfeita. Do mesmo modo o homem recebe a vida espiritual por meio do Batismo, que é a regeneração espiritual; mas na Confirmação o homem recebe como que certa idade perfeita da vida espiritual.

2° A matéria conveniente é o Crisma, quer dizer, azeite e bálsamo.

Neste sacramento se dá a plenitude do Espírito Santo para o vigor espiritual, que compete à idade perfeita. Mas o homem, quando chega à idade perfeita, começa a comunicar suas ações aos outros, pois até então vive particularmente para si mesmo. Porém a graça do Espírito Santo é representada pelo azeite, pelo que se diz que Cristo foi ungido com óleo de alegria (SI 45, 8) ao ter a plenitude do Espírito Santo. E por este motivo, o óleo corresponde à matéria deste sacramento. Mescla-se com o bálsamo pela fragrância do odor que espalha sobre os outros, e ainda que existam muitas substâncias olorosas, se emprega com preferência o bálsamo porque possui um olor excelente, e ademais preserva da corrupção.

3º A Confirmação imprime caráter.

O caráter é certo poder espiritual ordenado a algumas ações sagradas. Assim como o Batismo é uma regeneração espiritual à vida cristã, assim a Confirmação é certo crescimento espiritual. É evidente, pela semelhança da vida corporal, que uma é a ação do homem recém-nascido e outra a que lhe corresponde quando chega à idade perfeita. Por conseguinte, pelo sacramento da Confirmação se dá ao homem o poder espiritual para certas ações sagradas, ademais das que lhe foram dadas para outras ações no Batismo; porque no Batismo o homem recebe o poder para fazer as obras que pertencem a sua própria salvação, isto é, na medida em que vive para si mesmo; porém na Confirmação recebe o poder para fazer aquelas que pertencem à luta espiritual contra os inimigos da fé, como se vê pelo exemplo dos apóstolos, os quais, antes de receber a plenitude do Espírito Santo, estavam no cenáculo perseverantes na oração; porém, depois, saindo dali, não se envergonhavam de confessar publicamente a fé mesmo diante dos inimigos. da fé cristã. E por isso fica evidente que o sacramento da Confirmação imprime caráter.

-S. Th., IIIª, q. 72, a. 1, 2 e 5

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.