#MEDITAÇÕES PARA EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

- 1° DIA -

Do chamado da voz de Deus

Ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta (Ap 1, 10).

Esta voz é o chamado do Senhor que chama e nos volta a chamar, quando nós fugimos d'Ele: Os teus ouvidos escutarão ressoar, atrás de ti dirá admoestando (Is 30, 21). Volta, volta, ó sulamita, isto é, alma cativa, volta, volta, para que nós te contemplemos (Ct 6, 12). Por que se diz: Volta, volta? Para que se volte na meninice, na juventude, na velhice e na senectude. Ou também porque quatro coisas fazem fugir de Deus: a presunção da juventude, que é a fuga para o Oriente; a dilação da morte, que é a fuga para o Ocidente; o amor da prosperidade, que é a fuga para o meio-dia; o temor à adversidade, que é a fuga para o Norte.

Por isso clama o Senhor. Volte-te do Oriente, porque a juventude termina longo; volte-te do Ocidente, porque a velhice não vive muito tempo; volte-te do meio-dia, porque a prosperidade do mundo passa rapidamente; volte-te do norte, porque a adversidade do mundo não pode danar mais que ao que quer.

Diz-se: grande voz, porque o senhor é grande e chama para grandes coisas.

O Senhor chama de quatro maneiras: pregando, outorgando benefícios, inspirando, e castigando. Estes quatro modos estão indicados nos Provérbios: Vos chamei, e vós não quisestes ouvir-me, visto que estendi a minha mão, e não houve quem olhasse para mim, visto que desprezastes todos os meus conselhos, e não fizestes caso das minhas repreensões (Pr 1, 24-25).

Como de trombeta, que chama ao banquete espiritual, onde a alma se repõe. O Senhor dos exércitos fará neste monte para todos os povos um banquete de manjares substanciosos, de vinhos bons, de viandas gordas e tenras, de vinhos escolhidos e depurados (Is 25, 6).

- In Apoc., I

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.