Se hoje, uma cidade brasileira se declarasse independente do restante do país (como Canudos fez), ocorreria um morticínio igual o exército fez na cidade nordestina?

Considerando que hoje, o povão tem muito mais acesso à informação com as mídias sociais.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sim, ocorreria da mesma maneira, a mídia mainstream seria usada pra desumanizar as vitimas, por isso é importante alcançar a independência de forma discreta

Usando a mídia com a “narrativa correta”, sim.

O david graeber fala sobre as atuais sociedades anarquistas, que nenhuma delas foi burra o suficiente pra se declarar independente publicamente

Exato. Pensando de forma estratégica, o ideal seria não chamar nenhuma atenção.

O correto seria ataques silenciosos. Colapsar os principais sistemas e abastecimentos do Estado, uma revolta armada ao meu ver é burrice. As grandes mídias são vendidas e manipulam a grande massa, então é muito mais fácil distorcerem o discurso e taxar de terroristas (vide 08/01).

Mas eu não estou falando em iniciar uma guerra não. Nem ir para Brasília igual 8/1.

Me refiro a uma cidade se declarar independente, criar suas próprias regras, e parar de dar dinheiro e satisfação a Brasília.

Não tem como fazer isso sem travar uma guerra contra o Estado. Qualquer tentativa de levantar essa bandeira será vista como “terrorismo”. É um fato inegável no atual momento do Brasil.

Já está a ocorrer com a tocomoeda em nivel individual

me parece o que ocorre com as favelas, não?

Hoje seria possível com o bitcoin, mais com certeza invadiriam e fechariam comércios com a desculpa que o roubo do imposto não está sendo recolhido.

Não. Mas não significa que pessoas não seriam presas, incluindo sob falsas acusações. Tinha um cara no sul que queria independência e a polícia insinuou que ele poderia ter motivação nazista.

Não concordo. Estou falando de pessoas dispostas a um enfrentamento se necessário, igual foi em Canudos. Lá, não tinha como eles prenderem o Antônio Conselheiro sem uma bateria.

acho que devemos ir montando nossas canudos discretamente até a hiperbitcoinização

sim. a historia tende a ser sobrescrita pelos vencedores.

Veja o que aconteceu com a Catalunha, policiais bateram até em idosos por conta de uma votação para a independência...

Quem é que fala mais disso?

Que repercussão tem hoje em dia?

Os países estão todos de mãos dadas para isso não acontecer e não se propagar, quem não está de mãos dadas são os povos.