Não tem como... Não dá pra enriquecer produzindo conteúdo mais elaborado no Brasil.

Dentre os livros mais vendidos nesse país e ainda muito pouco (pois brasileiro no geral não pega em livro, quem dera comprar), é de livro pra ADULTO pintar 🤯

Muita gente fala de analfabetismo funcional, mas isso ainda é um estágio abaixo do chamado analfabetismo restrito, ou analfabetismo limitado, ou seja, a incapacidade de ler e compreender conteúdos mais densos.

Mesmo os jovens adultos passam boa parte do dia assistindo e comentando memes. E, me desculpem a sinceridade, isso parece até coisa de pessoas com infatilidade ou deficit mental.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

E a questão é em que ponto começou essa situação. Pois tenho impressão que a população brasileira já foi ávido por conteúdo literário de alto valor. Como regride?

A população brasileira nunca foi realmente ávida por conteúdo literário... Antes das telas a maior parte da população sequer sabia ler um parágrafo, mas havia uma consciência maior sobre isso e busca por ler livros, pois as escolas e a sociedade estimulavam isso, a ida a bibliotecas e a ler jornal impresso, até porque era praticamente o único caminho de obter informação.

Mas já a certo tempo, mesmo que minimamente alfabetizadas, desde a popularização das TVs, as pessoas foram viciando em consumir conteúdos mais mastigados e passivos, ao invés de desenvolverem a leitura, só que isso piorou absurdamente com a internet, jogos online, as redes sociais de pc e ainda mais hoje com as redes sociais e jogos de celular.

Hoje, no celular, as pessoas tem acesso a esses conteúdos cada vez mais fracos por muitas horas e cada vez menos chegam a fazer qualquer outra coisa da vida, pelo alto gasto de tempo, vicio, perda de motivação e pela mente acelerada, até o ponto de ler um livro ou só não fazer nada se tornar como uma grande tortura.

E por influência da cultura americana o antintelectualismo também cresceu, e pessoas mais estudiosas e até mais saudáveis foram sendo tratadas com conotação negativa de 'nerdola', 'antisocial' ou 'do contra'.

que papo é esse cara, só quero comer buceta e tomar cerveja kkkkkkkk

* vi muitos universitarios em federais que só entendem bullets. Mostre o mesmo conteúdo em uma pagina de texto, com intro, raciocinio, conclusão, e não entendem. é o seu analfa restrito, com diploma.

* Empresa de telefonia na seleção de técnico pra consertar caixa de telefonia na rua, fazia um ditado. Liam uma noticia de futebol do jornal, e pediam pro sujeito resumir por escrito. Se o sujeito conseguisse captar a ideia principal, era Tecnico III. A maioria era I ou II. Impossivel de passar instruções por escrito, só aprende indo junto e vendo fazer pra repetir depois. Tentaram até ensinar por historia em quadrinhos, não dá. Uma das maiores causas da sua internet cair era o tecnico não fechar a caixa direito e entrar agua.

Entendo artista, influencer e politico que tratam todos como macacos, é onde está a audiência mesmo.

Aqui nunca foi Europa. Qtd de livros/cabeça, etc. Mas ja foi muito melhor, pelo menos os não-miseraveis.

Meu avô lia, livros simples, mas lia e fazia conta, só com primario, crediario com juros compostos não o enganava. O outro vo gostava de opera, a vó de poesia e tocar piano. Havia entrevistas perguntando sobre literatura na rua. Cadê isso, hoje?