As leis da natureza, a moral objetiva, a continuidade universal, o próprio tempo e a própria verdade...
Discussion
Nesse ponto eu só discordo da moral, da continuidade universal, que eu não entendi o que é e da própria verdade. Isso são coisas humanas, não existe moral e verdade fora da nossa consciência e nem da gente para com outras espécies. E essas coisas mudam conforme avançamos como espécie.
Eu concordo, não existe moral fora do ser humano, mas o que eu acredito e defendo é que mesmo limitada ao ser humano, existem verdades morais, se elas não existissem elas não seriam debatidas desde o amanhecer da humanidade. A questão não é que a moral evoluiu com o ser humano, mas sim que os grupos humanos que valorizavam certas coisas tomaram o poder tempo suficiente para implementar elas.
Concordo. Acrescento que essa implementação foi de certa forma fácil. Ao meu ver a maioria das pessoas tem um padrão moral independente de quaisquer crenças e isso ganha reforço quando a sociedade em que ela vive tem essas morais por regra.
Se há mutações e alterações nas espécies, como haveria uma lei natural de comportamento? Amosca tem a mesma moralidade que o coelho? De fato eu ainda contemplo e reverencio o implacável tempo e física (espaço), mas cuidado com a etérea moral objetiva.
As mutações de uma espécie funcionam dentro de uma lei natural, respeitando a física, química e biologia. Mas uma lei que é universal e mostra que algo eterno e verdadeiro é possível em nosso universo é a matemática, a matemática é um elemento curioso, porque tu só a entende e percebe pela razão, mas ela se aplica a realidade todos os dias mesmo em objetos inanimados.