Uma das regras essenciais nos investimentos e dos mercados tradicionais é a diversificação, um dos expoentes máximos são os ETFs S&P500, que são um sucesso e tem um enorme adoção.

Olhando para o S&P500, o top 10 corresponde a ~33% do market cap geral do índice.

Desde o início do ano, o S&P500 teve retornos de 15.54%, mas o top 10 contribui com 74% dos retornos. As restantes 490 empresas, são apenas responsáveis por 26%:

https://m.primal.net/JZLu.webp

Se a média de retornos das 490 empresas é de 4%, isto significa que uma grande parte está com retornos reais negativos, se houver uma recessão, ainda será mais complexo o problema.

Apenas 25% valorizam mais que a média geral do S&P500, é a percentagem mais baixa desde 1974:

O S&P500 está a ficar altamente centralizado em meia dúzia de empresas e total na área das tecnologias, sobretudo alimentada pela inteligência artificial.

Só a valorização deste ano da Nvidia, corresponde ao PIB de França, um absurdo, o mercado está descontrolado, está a acontecer uma enorme bolha. Curiosamente, outro período onde a percentagem foi muito baixa, foi 1998 e 1999, em 2000 foi o crash das dot.com.

O peso do top 5 corresponde a 29% do conjunto do índice.

O estoiro da bolha começa a ser inevitável e basta crashar de uma empresa do top10 para levar consigo todo o índice S&P500.

Não existe diversificação, mas sim, centralização e uma enorme exposição a uma bolha.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A Berkshire Hathaway de Warren Buffett vendeu 33,9 milhões de ações do Bank of America por cerca de 1,5 mil milhões de dólares, apesar dos resultados positivos do banco no segundo trimestre de 2024.

https://eco.sapo.pt/2024/07/20/warren-buffett-reduz-posicao-no-bank-of-america-apos-resultados-positivos-do-banco/

Em maio:

O resultado operacional atingiu um novo recorde trimestral, nos 11,2 mil milhões. A pilha de dinheiro em caixa na Berkshire Hathaway subiu para uns inéditos 189 mil milhões de dólares. Um dos motivos para esse aumento foi o significativo desinvestimento na Apple.

https://eco.sapo.pt/2024/05/04/warren-buffett-tem-190-mil-milhoes-em-caixa-e-nao-sabe-onde-os-investir/

Conclusão:

Os milionários vendem ações e fazem caixa, ou seja, estão a aguardar uma queda para voltar a entrar.

Enquanto isso, os pobres compras ações. 💩

O aumento da base monetária foi de tal magnitude que gerou um consumismo extremo, quase tudo está em máximos históricos. Estamos a assistir, em simultâneo, a várias bolhas, no mercado de ações, no imobiliário, no turismo e entre outras.

Se as bolhas vão rebentar, não sei, mas algumas talvez.

Se vai cair muito o mercado, não acredito que cai muito de valor, pela simples razão, os estados vão voltar a inundar o mercado com novo dinheiro. Isso vai segurar as quedas, mas a perda de poder de compra será enorme.

Além do leque de bolhas, ainda existem o problema dos bancos dos EUA, onde o risco está em máximos históricos.