"Ain, Terzi, pelo menos aqui no Nostr não há censura. Ninguém pode te bloquear." Aham, sei...

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Existem milhares de relays, e quando você for banido em todos os relays existentes (quase impossível), você pode criar o próprio e continuar usando normalmente.

Vale a pena responder? Bom, vamos ver, vou tentar...

Não, meu caro, nenhuma censura deve ser encarada com normalidade. Toda censura é dramática por si só, independentemente de quem está a ser censurado.

Dito isso, como sua conta é nova, gostaria de informá-lo de que você está apenas repetindo algo que lhe foi passado. Embora seja tecnicamente verdade, saiba que rodar um próprio relay pessoal não é algo acessível à maioria dos usuários. Além disso, tal fato contaria radicalmente o conceito anticensura que teoricamente deveria permear o protocolo Nostr, concorda?

Além disso, soube que a minha coelhinha preferida (que roda seu próprio relay pessoal e privado) postou uma nota ontem e percebeu que a mesma foi banida de todos os relays os quais sua conta está conectada, à exceção dos relay de Primal (normal e Premium) e, claro, de seu próprio relay pessoal. O que, cá entre nós, é broxante.

Aliás, tão broxante que, embora sua nota estivesse acessível e visível a todos (devido ao fato dela rodar seu próprio relay), ela optou por apagar a nota. E com toda razão. Ser censurada numa rede que deveria ter como alicerce a anticensura é broxante...

Lamentável. Mas não foi nenhuma surpresa para ela, tampouco para mim que já havia sido informado sobre essa possibilidade.

O último a sair apague a luz e feche o ralo por causa do forte odor dos ratos.

P.S.: e isso não é 1/3 da missa. Há coisas muito piores, nem queira saber...

Vc tá muito dramático Terzi, "Está acontecendo, eu estou sendo banido em todos os relays do Nostr, Oh meu deus! 😱, eu sabia!, essa rede está me censurando!".

Tempos atrás conversei com uma pessoa sobre abusos praticados em relés, nada a ver com liberdade de expressão. Mas sobre spam e notas enormes que chegaram a comentar que poderiam ter vários GB cada uma, visto que o protocolo não tem limites de tamanho de nota. Isso tornaria a vida dos donos de relés um inferno. Então seria necessário tomar medidas restritivas.

Lembrando que relés não são públicos, são privados, alguém ou grupo de pessoas os mantém com recursos não oriundos de impostos, mas de dinheiro pessoal. Então, nada mais justo que, sendo o relé privado, ter regras privadas e ter opção de restrições também, para que o relé continue funcionando. Eu não sou a favor de liberdade para bots ou usuários humanos que abusam, não por questão de opinião, mas por sabotagem maliciosa tentando acabar com o armazenamento dos relés com notas inúteis, repetitivaa e pesadas.

Também eu sou da opinião de que os donos de relés podem escolher quem deseja estar no seu relé. Imagine que eu quero abrir um relé só para mim e meus amigos, porque tenho uns 10GB apenas dedicados, se qualquer pessoa ficar entrando, teria que me preocupar em estender esse armazenamento em algum momento. Por isso também sou super a favor de relés pagos e impedir que pessoas que não pagam não possam armazenar notas, só ler as notas armazenadas.

Isso não é censura, pois o protocolo tem milhares de relés. Eu não tenho apego emocional a nenhum deles, por mim, se eu perder todos os relés que uso hoje, tô nem aí, sei que existem milhares de outros.

Desculpe, mas há relays privados e públicos. A partir do momento que você opta voluntariamente (isto é, por livre e espontânea vontade) tornar o seu relay público, banir usuários (seja lá por qual motivo for) é censura. Simples assim.

P.S.: no caso de bots, como Reply Girl ou Reply Boy, beleza, é bem compreensível, mas claramente este parece não ser o caso, convenhamos.

> nada a ver com liberdade de expressão. Mas sobre spam e notas enormes que chegaram a comentar que poderiam ter vários GB cada uma... Há vários outros relays e blá, blá, blá..."

Isso chama-se ***negacionismo***. Seria o mesmo que um administrador de uma instância lá do Mastodon te banir. Ele poderia ***perfeitamente*** alegar os mesmíssimos motivos. Os servidores no Mastodon são pagos (e bem mais caros que rodar um simples relay), quanto mais posts "pesados" mais sobrecarrega o servidor. Spam também torna a vida dos administradores de instância um inferno, há muitos outros servidores por lá e etc. etc. etc."

Francamente, censura lá e cá. Se o cara vê problema nisso, rode um servidor somente para a conta dele ué!? Se o cara incomoda-se com notas "pesadas", torne seu relay privado! Pau que bate em Chico também deve bater em Francisco.

Seja imparcial, meu caro. A parcialidade sempre tornará suas análises injustas.

Você não merece nem esse K10 que você usa pra bostejar no NOSTR

Não, o K10 eu uso apenas no sexo com minha namorada. O Nostr (só a primeira letra que é capitalizada, novato!) eu uso apenas para combater Nazis.

Seja bem-vindo ao lixo não orgânico! Até água desestressa.

A namorada é um buraco no colchão e o K10 você usa pra ver pornô

Pense como quiser. Mas se você fosse minimamente inteligente, seria muito fácil checar a veracidade de tal informação...

Bom dia pra você também.

A afirmação que eu fiz é verídica.

Tenha um péssimo dia

"Combater nazis" 🤣