O que eu percebo na minha experiência é que, mesmo com algumas exceções, capelas menores em cidadezinhas menos centrais são mais tradicionais ou mesmo conservadoras, já as grandes catedrais ou igrejas em áreas mais urbanas ou da "esquerda caviar" são tb progressistas. Missa na catedral de Aparecida é algo horrível, CNBB na veia. A minha experiência é nesse eixo São Paulo-Rio, não poderia dizer isso p o resto do Brasil, mas acredito q seja um padrão, até porque padres tradicionais são colocados totalmente a margem e boicotados pelo clero.
Os jovens classe média alta p cima realmente vão ser mais influenciados pelos modernistas, até porque algumas igrejas viraram um local em que a socializacao é mais importante do que a missa. Já as pessoas mais simples, o grosso da população, elas parecem ter uma proteção maior contra isso, claro com muitas exceções. Talvez porque a socialização é mais natural e questão de sobrevivência, e não se dedicam a "mudar o mundo".
Acredito que a real bolha é a dos progressistas, mas como eles detém o poder, os cargos, etc, fazem parecer o contrário. E perseguem os tradicionalistas de fato, não apenas com palavras.