será que alguma coisa que saia do nu (ou de qq instituição) possa ser de fato interessante?
Será que o protocolo UMA - Universal Money Address (https://www.uma.me/) que a Lightspark criou tem o potencial de se tornar o PIX mundial? O CEO da Lightspark, David Marcus, também faz parte do Board de diretores do Nubank, logo, quem sabe ele possua alguma influência para implementar a UMA no Nubank, seria bem interessante.

Discussion
Com certeza, qualquer coisa que use o bitcoin/lightning fortalece a rede. Por que vc acha que não seria interessante?
1. não confio em instituições
2. não confio em instituições
3. não confio em instituições
greyscale, soros, nu, tudo trojanhorse. a meta é cooptar e tentar matar a besta-fera por dentro, direto das entranhas, a meu ver.
nesse ponto eu discordo veementemente dos maxis, na real. há quem vislumbre o bitcoin como a solução pro mundo financeiro. eu sou da turma que encara como resistência a esse mundo. não o vejo incorporado, mas cada vez mais marginalizado e a desculpa oficial pra mais controle no lombo. a resposta vem a galope, os CBDC’s. uma vez implementados, a perseguição às cold wallets começa de fato.
Olha a maravilha que são as coisas, vc não precisa confiar e pode continuar a usar o bitcoin da mesma forma que usa hoje. A beleza do bitcoin é ser algo neutro, que pode ser usado de diferentes formas, por diferentes pessoas, instituições e etc.
as instituições não fariam nada que beneficiasse plebs como a gente, nunca fizeram. pelo contrário. cooptam, sufocam e destroem toda forma de resistência, desde sempre.
Tu acredita no bitcoin e que ele é descentralizado e resistente a governos e etc?
acredito, mas com aquele pé atrás básico de são tomé. não há nada de tão belo que não possa ser corrompido pelos homens, vide cristo. mas, sim, é nessa descentralização e resistência que eu acredito, é disso que tô falando. o que não vai impedir os estados de marginaliza-lo. no fim, bitcoin pode ser a resposta ao social score, aos cndc’s, aos passaportes da vida. mas tudo no underground, à guisa de resistência mesmo. até porque né… se institucionalizar, qual seria a grande diferença entre o que temos
hoje? só mais poder concentrado nas mãos dos mesmos 1%.
Bitcoin é só uma ferramenta. Ser marginalizado significa que a sociedade como um todo ainda não está preparada para aceitar e usar essa ferramenta, logo os que prezam pela liberdade, se forem poucos, continuarão no underground. O institucionalizar pode ser bom, porque a mesma ferramenta/valor seriam usados por ambos.
sociedade não manda em nada, bicho, quando muito manda no rumo da novela das nove — depois de baixar a cabeça pro que o senhor bonner mandar. e o senhor bonner logo logo vai estar celebrando o real digital. os caras são baitas enxadristas, quanto a isso não há dúvidas.
“bitcoin financia o terrorismo”, aquele velho capítulo agora recauchutado, versão WW3.
Ok, só não estou entendendo onde vc deseja chegar, rs.
de onde eu parti, ouroboros haha
bitcoin != institucional
bitcoin == resistência
Tá, mas o que isso muda a realidade das coisas?
Pra mim também é resistência, mas também é adoção, liberdade e usa quem desejar, seja bancos, governos, pessoas, criminosos, esquerdistas, direitistas, anarcocapitalistas e etc.
mas adoção não é antônimo de resistência. na real, espero que cada vez mais gente resista. ainda assim: resistência. quando o preço voltar pra perto de zero, o que acredito que deva acontecer depois do próximo ATH, e a narrativa pra isso há de ser brutal, sem precedentes, a gente vê quem continua e quem pula fora do barco.