MEDITAÇÕES PARA O TEMPO COMUM DEPOIS DE PENTECOSTES
VIA ILUMINATIVA
8 DE SETEMBRO
Na festa da Natividade da Santíssima Virgem Maria
Bendita és tu entre as mulheres (Lc 1, 28).
I. Eres bendita por Deus Pai, porque comunicas com Ele no mesmo Filho; pelo Filho, porque lhe preparas digna morada; pelo Espírito Santo, porque por sua ação engendras o Salvador do Mundo.
II. Pelos anjos, porque inicias na terra sua vida, reparas sua ruína e te humilhas ante sua mensagem.
III. Pelos pecadores, porque livra-os de suas angústias, ajudas-lhes nos perigos, e alcanças-lhes o perdão de seus pecados.
IV. Pelos justos, pois os escutas em suas orações, livra-os nas tentações, e acrescenta-lhes a graça pelas virtudes.
V. Pelas mulheres, porque as livras de seus inimigos. Com efeito, por causa do pecado estavam retidas pelo Diabo, e desprezadas por Deus; mas a Santíssima Virgem as livrou dos inimigos, já que Cristo, seu filho, destruiu o Diabo.
As escusas ante o varão. Se ele diz: "por ti sou condenado", a mulher pode responder: "por mim éreis salvo".
As honras ante Deus. Pois Ele as honrou, já que o mesmo Filho de Deus é filho da mulher, como diz o Apóstolo: Deus enviou seu Filho, feito da mulher (Gl 4, 4). Por estas três coisas se diz dela: Tu és a glória de Jerusalém, tu a alegria de Israel, tu a honra do nosso povo (Jud 15, 10).
VI. Tu éreis bendita por todas as criaturas porque amantadas a seu Criador, livra-as de suas manchas, isto é, limpas os pecados, e as restitui em seu primitivo estado. Porque o Filho, a quem engendraste, criou-as a todas, purificou-as e as renovou.
Assim, pois, ó Virgem Santíssima, bendigam-te Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Bendigam-te os anjos, os pecadores, os justos, as mulheres e todas as criaturas.
- Sermo XXXIII