Pois é, muito texto atrapalha mesmo. Sou fã também de tudo resumido, compacto; uso bastante o formato de esboço. Mas tenho que tomar cuidado porque, se não, até o esboço cresce demais.

Fico pulando entre Obsidian e TiddlyWiki (tanto offline como online no tiddlyhost). Tem hora que esqueço onde coloco as coisas. :(

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu uso páginas no formato A4, em um editor de apresentação, pois a próprias páginas são um limite. A rolagem ou um o canvas infinito facilitam demais a dispersão .

Para eu também não correr o risco de encher demais a página tento as organizar como slides, como uma apresentação para mim mesmo, e tento deixar o texto bem no meio da pagina como se fosse uma bula de medicamento, mas organizado como um manual, com tópicos diretos e concisos.

Assim, nas laterais, eu posso colocar imagens ou alguns diagramas com textos simples. Mas sempre tendo a deixar o texto no meio.

Faço isso porque percebi que tenho uma quantidade enorme de informação, mas elas não estão bem definidas em si mesmas como conhecimento, nem em um quadro geral e ainda menos nas minha vida. Fazendo esse processo algumas coisas foram ficando mais claras e ligando os pontos na minha mente, e consegui mudar alguns hábitos positivamente e ter mais direcionamento...

Nesse formato, a minha atenção e a minha amplitude de visão também mudaram, me sinto menos disperso e mais observador, e achei mais agradável de desenvolver... É como montar um quebra-cabecas.

Você é bem organizado, meu! Legal. Preciso pensar mais sobre tudo isso.

Não sou, ainda tento ser mais organizado para escrever e lançar um livro kkkk

Eu só quebrei muito a cabeça até achar algo que me impactasse melhor e misturei muitas coisas que vi que funcionavam, nisso. Então eu misturei o formato de documento, com o texto centralizado de bula/manual, com a organização de uma apresentação tipo aquelas imagens com frases de citação/motivação/propaganda, mas não necessariamente com um fundo.

Antes, os meus textos de análise ficavam enormes, sem graça e sem direcionamento. Eu anotava, mas não sentia nada, e não conseguia achar a base e nem ver uma continuidade no que estava sendo escrito...

Agora eu consigo identificar o assunto só de olhar a página por cima, sentir o impacto do assunto e consigo ir destrinchando as relações, e até já ir aperfeiçoando.