Replying to AncapJah

Concordo com o nostr:npub168dqt5c8ue3uj8ynlk0lhwalnp7uy39lvzf9tm09wy3htxwmw7qq5nerj4, o Bitcoin não é só guardar. Se ele não for usado vai acabar sendo deixado de lado ou virar moeda só de grandes investidores.

Quando Satoshi criou o Bitcoin, ele o criou para P2P.

E não. Ele não previu que as taxas ficariam tão caras que o P2P na L1 ficaria proibitivo.

Isso precisa ser revisto.

Estou escrevendo sobre as camadas nesse momento AncapJah. E o que estou vendo para nosso futuro é o seguinte:

Lightning = carteira de bolso = Só é realmente viável na forma custodial. Serve bem para pequenos valores e curto prazo. Rápida e barata.

Liquid = conta no banco = Não é completamente descentralizada, mas é como se 60 bancos e instituições de respeito fossem responsáveis pela rede, então está longe de ser insegura. Creio que esse nível de segurança é adequado para valores intermediários e médio prazo. Para juntar no DCA antes de enviar para a onchain por ex… para trazer da corretora e enviar de volta para trades ou coisas do tipo. Para manter valores que não se sente confortável de manter na Lightning. E coisas do tipo.

Onchain = cofre na Sibéria = É a coisa mais segura que existe. Não tem paralelo no sistema tradicional de tão seguro que é. Serve muito bem para o dinheiro do patrimônio, aquele que tu fez sobrar e quer proteger por muito tempo. Para essa finalidade ela não é nem lenta nem cara.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A parte da OnChain é que está me incomodando.

Pois neste cenário acima, voltamos ao mundo atual, sou seja, o Bitcoin não terá resolvido nada, pois ainda dependeremos de um "Banco" (Liquid) para guardar nosso patrimônio, pois a OnChain será para bilhionários se as taxas continuarem a crescer.

Por enquanto, taxas que só bilionários podem pagar não é uma realidade. Entendo a frustração mas é mais pessimismo do que algo real.

O que temos sim que fazer é nos adaptarmos… se antes, enviar 100pila para a onchain era viável, hoje temos que encontrar um local intermediário para juntas 30x de 100 e quando chegar a uns 3mil reais aí sim fazer uma transação onchain.

E o legal é que a Liquid entra como uma luva pra isso, de estacionamento intermediário, pois ela é extremamente privada, então quem usar esse setup vai estar anonimizando seus btc antes de enviar para a onchain saka?

Interessante neh…

Mas veja minha preocupação:

Se a pessoa tenho lá na OnChain, por exemplo, o equivalente a 200 dólares.

Será que corre o risco de um dia não valer a pena resgatar por causa das taxas?!

Será que teremos um monte de carteiras com saldo perdido por não valer a pena resgatar?

Sim, isso é o que chamamos transformar uma UTXO em dust.

Isso corre o risco sim… só não tem nada a ver com só milionários poderem usar a rede, isso que queria deixar claro. A rede continua sendo para todo mundo, só necessitando de alguma estratégia para se usar.

Hj em dia o recomendado é não fazer envios de menos do que 0,01btc. Para que você não fique com UTXOs com pouco saldo e corra o risco da taxa para gastá-la ser muito representativa.

Por isso que o que vejo para nós na onchain é estacionar patrimônio para o longo prazo. Junta lá 3mil reais na liquid ou lightning e faz um envio só para a onchain. E btc que vc pode querer usar pra qq coisa nem manda pra onchain.