AS TÁTICAS SOVIÉTICAS

As táticas soviéticas são muitas, mas já que estamos indo na linha de um governo soviético, vamos aprender algumas das práticas deles:

1) KOMPROMAT: Como a Paula Schmitt falou em seu artigo, consiste na construção de dossiês, verdadeiros ou não, que comprometam alguém a ponto de dever favores ao governo. (https://en.wikipedia.org/wiki/Kompromat)

2) AGITPROP: Agitação e propaganda, feita na mídia, nas notícias, na cultura dos sovietes. (https://en.wikipedia.org/wiki/Agitprop)

3) KRASNYJ TERROR: O terrorismo de estado revolucionário para eliminar qualquer dissiência, seja por morte ou prisões (Gulag) (https://en.wikipedia.org/wiki/Red_Terror).

4) BOLSHAYA TCHISTKA: ou "Grande Expurgo". Prática stalinista de eliminar a oposição. Foi usada por Stalin para eliminar grupos associados à Trotsky, que fugiram da Rússia. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Expurgo)

5) HOLODOMOR: Causar fome aos seus inimigos, matando-os com falta de comida (https://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor)

6) RASKULACHIVANIE: Consistia na prática de mandar para as gulags os opositores políticos do momento. (https://en.wikipedia.org/wiki/Dekulakization)

7) KOLLEKTIVIZATSIYA: a prática de roubar do cidadão, especialmente dos pequenos e médios empreendedores. Os grandes não sofriam tanto. Lembra do ataque aos pequenos empreendedores? pois é, bem isso.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coletivização_forçada_na_União_Soviética

8) PSIKHIATRII V POLITICHESKIKH TSELYAKH: consiste em usar a psiquiatria para usos políticos. Por exemplo, chamar manifestantes pró-democracia de antidemocráticos, de doentes mentais, e interná-los por doenças psiquiátricas inexistentes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Political_abuse_of_psychiatry_in_the_Soviet_Union

9) DEPORTATSII NARODOV: A prática de transferir dissidentes do regime para outras áreas do país. No caso da Rússia, o local escolhido foi a Sibéria, para onde foram enviados vários povos e dissidentes.

(https://en.wikipedia.org/wiki/Population_transfer_in_the_Soviet_Union)

10) GOSATEIZM: O Ateísmo de Estado. A religião principal no círculo de poder dos sovietes. Dentre suas práticas estava abolir, censurar, fechar e expropriar igrejas. Um ano após a revolução russa, todas as igrejas haviam sido expropriadas. (https://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_the_Soviet_Union)

11) IDEOLOGÍCHESKIY KONTRÓL' e TSENZÚRA: Controle ideológico na religião, nas artes e na ciência. Nada mais é do que censura, não permitindo que algumas descobertas ou temas sejam divulgados livremente. (https://en.wikipedia.org/wiki/Censorship_in_the_Soviet_Union)

12) SHEPTUN: o costume de angariar pessoas para espionar para o governo, dividindo a sociedade e tornando vantajoso fornecer informações sobre as pessoas para o governo. Espionagem do próprio povo, nesse caso.

(https://npr.org/2007/12/22/17376494/whisperers-of-stalins-russia-find-their-voice)

13) INTERNET-TSENZÚRA: sistema de vigilância da internet e de censura judicial implantado na Rússia atualmente. Vem inspirando muitos países do ocidente (aqui e alhures) com tendências autoritárias a adotar. Similar ao modelo eurasiano.

(https://abnoticianews.com.br/noticia/100918/entenda-como-funciona-a-rede-de-espionagem-de-putin-na-internet)

14) DEZINFORMATSIYA: a desinformação. Estratégia importantíssima do regime soviético. Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=Zc2AUzMvCxg

Compartilhe as táticas soviéticas e saiba antes o que eles querem fazer com você.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.