Como eu gostaria que os clientes Nostr funcionassem, em especial o nostr:npub17n4cuc4d6y6qh89dekvxrenfkt5s0n49xns00uavjaxpr36c55dq87fyh9:

1- O usuário ao entrar pela primeira vez no site do Jumble, já mostraria um relay padrão com notas global de acordo com o idioma do navegador do usuário, ao invés de mostrar as notas do relay nostr.wine como ocorre atualmente.

2- Se o usuário decidir criar uma conta, apareceria a opção de selecionar os temas que a pessoa tem interesse, ex: religião, economia, política, esporte e etc. E também teria a opção de selecionar temas que a pessoa não gostaria de ver, ex, criptomoedas e etc. De acordo com a seleção de temas que a pessoa escolhesse, ela estaria na prática aderindo aos relays (comunidades) com esses temas. Lembrando que todos esses relays funcionariam com base em web of trust e com moderação de acordo com as regras de cada relay.

Alguém poderia questionar: mas teria somente um relay para o mesmo tema? A solução que eu vejo para esse problema seria ter vários relays com o mesmo tema, mas esses relays se comunicariam entre si. Um usuário de um relay, poderia convidar outro relay com o mesmo tema por exemplo, formando um rede de relays descentralizada de relays com o mesmo assunto.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Relays temáticos seriam apenas filtros de conteúdo para manter coerência e os posts do usuário estariam espalhsdos nos relays que ele escolheu como saída. Não gosto muito da ideia de wot no relay, prefiro no cliente e que seja opcional ao usuário.

Filtros no cliente é interessante mas acho que não é eficiente contra Spam.

O relay do fiatjaf está usando llms para filtrar conteúdo, vamos ver como vai ser.

llms?

IA especilizada em linguagem, sigla para Large Language Models

Ah tá, mas o filtro além desse é também Web of trust e acho que ele irá filtrar também usuários que não reagem em nenhuma nota, seja respondendo, curtindo, zapeando e etc. Pois tem uns perfis chatos que só postam e saem correndo, haha.

Sim, mas prefiro do lado do cliente, para ser opcional para o usuário. Se o relay implementa, a wot é obrigatória, pelo menos naquele relay. Gosto de opções mais flexíveis.

Nesse caso vc pode usar aquele relay do nostr.band que mostra todos os posts em português, com spam, rss, bluesky e etc. Mas eu acho impossível filtrar spam no cliente se o spammer realmente desejar sacanear.

Neste caso, preferiria um relay de PoW a de WoT. Porém, creio que poderia, sim, ter uma moderação efetiva com WoT do lado do cliente. O LLMs filtraria conteúdos de um mesmo assunto para o relay, e usuários definiriam sua WoT à sua maneira no cliente, fazendo que spamms se tornassem invisíveis para ele (se configurar bem WoT). Ou seja, a moderação fica do lado do usuário. Talvez isso não seja tão atrativo para novatos de outras redes, então acho que deveria ter alguma moderação descentralizada para esse tipo de usuário, em que, por padrão, estaria ativa. Não sou contra nem PoW nem WoT, só não gosto muito da ideia de serem função do relay.

Vi vários comentários nessa linha de comunidades nos relays.. ainda nao entendi. Qual o problema das comunidades atuais?

Não sou expert, mas todos devs de clientes dizem que esse modelo atual não faz sentido. O dev do cliente satellite.earth por exemplo, está há mais de um ano desenvolvendo uma nova versão do cliente implementando comunidade baseadas em Relay.

O primeiro item acaba sendo uma barreira de entrada para um usuário aleatório que ouviu falar do Nostr, que entrou por curiosidade e não sabe outro idioma além do dele.

Gosto da ideia de acessar um relay com um tema específico. Acho muito mais interessante do que aquelas listas de follows.

Exatamente.

Concordo com a relatora. 👍👍👍

🫶🫶🫶