MEDITAÇÕES PARA O TEMPO COMUM DEPOIS DE PENTECOSTES
VIA PURGATIVA
15 DE AGOSTO
A Assunção da Santíssima Virgem Maria
I. Elevei-me como o cedro do Líbano (Eclo 24, 17). As seis árvores às quais é comparada a exaltação da Santíssima Virgem na epístola desta festividade podem simbolizar as seis ordens de bem-aventurados.
O cedro representa os anjos pela sublimidade de sua natureza.
O cipreste simboliza os patriarcas e profetas pela suavidade de seu olor. Pelo qual se disse de um deles: Eis que o perfume de meu filho é como o perfume dum campo florido (Gn 27, 27).
A palma simboliza os apóstolos por seu triunfo glorioso sobre todo o mundo, e também a vitória.
A rosa representa os mártires pela efusão de sangue, que tem cor vermelha. Como roseiral plantado (Eclo 39, 17).
A oliveira simboliza os confessores pelo azeite. Eu, porém, sou como a oliveira verdejante na casa de Deus (S1 51, 10).
O plátano significa as virgens, pela frieza que apaga o incêndio da leviandade, pois cresce junto às águas.
II. O sentido é, pois, que a Virgem foi exaltada como os anjos, os patriarcas, os profetas, os apóstolos, os mártires, os confessores e as virgens; mais ainda, sobre os coros dos anjos e sobre todos os santos. E é de se maravilhar:
Porque teve os merecimentos dos anjos, vivendo angelicalmente. São Jerônimo diz: "Viver na carne como se não se tivesse carne não é vida terrena, senão celestial". O mesmo autor diz também: "A virgindade é irmã dos anjos".
Possuiu também os merecimentos dos profetas, profetizando: Todas as gerações me chamarão bem-aventurada (Lc 1, 48). Efetivamente, viu em espírito e profetizou que havia de ser glorificada por todos os povos e que todos eles deviam receber ao Filho de Deus e seu.
Teve os méritos dos apóstolos e evangelistas, ensinando; pois foram escritas e pregadas muitas coisas que os santos não puderam saber senão por conta de suas revelações, como a aparição do anjo na concepção e outras muitas.
Possuiu o mérito do mártir, padecendo com seu Filho morte de cruz. Uma espada trespassará a tua alma! (Lc 2, 35).
Teve o mérito dos confessores, confessando devotamente o Senhor. A minha alma glorifica o Senhor (Lc 1, 46).
Possuiu o merecimento das virgens, conservando a virgindade por toda a vida. Foi enviado o anjo Gabriel a Maria Virgem (Lc 1, 26-27).
E como possuiu o mérito de todos, assim mesmo foi conveniente que fosse exaltada sobre todos.
- Serm., LVIII