É muita pretensão tratar agentes históricos de camadas muito superiores à sua no que concerne aos meios de ação, como se fossem um zé mané da esquina. Agentes históricos devem ser analisados de um viés mais elevado, capaz de abarcar o seu horizonte de consciência.
Discussion
O pessoal didireita tem essa soberba até para com os agentes que estão no nível da pessoa comum. Eles têm essa mania soberba de dizer que os progressistas e socialistas são burros. Estes podem até ser burros em coisas como lógica, cultura geral, economia e bom senso. Mas olha onde estes agentes simplórios progressistas estão e onde estão os inteligentinhos didireita.
Como dizia o Olavo, os conservadores não estão na chefia de redações de mídia, diretorias de escolas, grêmios estudantis, na indústria musical, no cinema, etc.
O militante progressista/esquerdista comum tem meios de ação muitíssimo superiores ao inteligentinho didireita. Agora, imagina os agentes que detém os fluxos financeiros internacionais, ongs, banqueiros, partidos políticos... Essa história do USaid está apenas arranhando a casca de algo que foge da compreensão daqueles que ainda estão nesta dicotomia bocó de direita x esquerda dentro de um sistema político.