3 revolutions that ended the world:

- against the church

- against the king

- against man

***

3 revoluções que acabaram com o mundo:

- contra a igreja

- contra o rei

- contra o homem

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Um rei certamente não é necessário...

Reis só puniram as populações e invadiram outras.

Países como Couto Misto, a Islândia medieval e Cospaia, se mantiveram livres sem centralização governamental.

Não entendo qual é esse feitiche de ter um rei.

Literalmente 1 Samuel 8

Exato. Também costumo indicar esse texto.

O que leva muitos a ainda defender reis é confundir liderança e governança privada, com monopolismo e governo de Estado...

Couto Misto, como citei, não tinha rei, tinha uma administração feita por juízes, assim como Israel também tinha e Samuel foi o último, com o povo dando lugar a reinados.

Gosto de chamar esse tipo de governo de juizado, justamente para facilitar, por não ter muita citação disso.

O Brasil também é administrado por juízes… 😂

De juiz esses só tem nome... Estão a várias hierarquias de poder acima que um juízes populares tinham. São uma cúpula de tiranos.

Para você ter ideia, os juízes da época seriam uma espécie de Antônio Conselheiro, eram 'advogados práticos' e andavam junto do povo.

Justamente, este é o princípio da subsidiariedade

Estamos a passos de voltar a isso por conta da falência das instituições modernas ao mesmo passo do desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias, descentralizantes e de arbitragem.

Com isso, a autoridade familiar está sendo cada vez mais forçada a se reestabelecer para evitar impactos dessas crises atuais e para assegurar a propriedade privada, coisa que começou a ruir com a doutrinação dos boomers e vem se agravando até hoje.

Na verdade estamos a passos de voltar a isso por conta da quantidade de sistemas escritos por cypherpunk, por que o objetivo é justamente transformar essa realidade em algo tangível a todos.

A falência das instituições se dá por que sabem o que lhes aguarda e estão correndo aos tropeços para tentar manter o máximo de escravos possíveis.

Código cypherpunk reafirma parte do decálogo e são juízos de condenação contra esses anticristos, pois esse tipo de software geralmente são convenientes e trazem meios práticos na realidade para secessão a nível individual

As bigtechs só não contaram que suas próprias redes sociais permitiriam o surgimento de pessoas mais à direita e inclusive libertários (começou lá no orkut e no facebook), e quando tentaram censurar, as pessoas só foram se movendo para outras plataformas, e inclusive plataformas mais abertas, livre e mais privativas.

A Suíça também…

A Suíça já é muito centralizada atualmente, os cantões não tem mais tanta autonomia quanto antes

de fato não é necessário. o ponto é oq a "revolução contra a monarquia" representou e os efeitos causados.

A revolução contra a monarquia foi um efeito do que já iria acontecer de qualquer forma, tanto que aconteceu em varios lugares e em diferentes épocas...

A burguesia, ou melhor, a oligarquia, em vários países, foi se tornando muito mais poderosa que os monarcas por efeito da revolução industrial e dos avanços em geral.

Observe que monarquia por si só não diz nada sobre ser melhor que a república... Na história houveram diversos reis tiranos que mataram milhares, seja dos locais, seja dos estrangeiros, e posso citar como maior exemplo disso o Gengis Khan, que matou milhões.

E note também que a atual oligarquia, apesar de tudo, permitiu um enorme crescimento técnico e cientifico que vem ampliando a revolução tecnológica e da informação, que por sua vez está fragmentando a sociedade em visões muito mais divididas, mas sem isso não estaríamos aqui colaborando e visando soluções de forma tão descentralizada, privativa e livre.

E se a oligarquia está destruindo a sociedade, eles estão destruindo eles mesmos... O dinheiro está se desvalorizando, e uma população crescentemente quebrada e desempregada não pode oferecer nada a eles. Ou seja, estão abrindo espaço para a formação de uma nova economia descentralizada.