Bom, a sua alma responde ao que você cultiva. Ela é imutável quanto à essência, mas mutável quanto aos hábitos: virtuosos ou viciosos.

Como seu corpo é (mas não só) instrumento da alma, ele irá refletir o que é cultivado internamente. Você vê isso nas jovens woke que tiveram as almas vendidas e/ou preenchidas com coisas ruins. O bom e o belo dessas garotas é substituído pelo mau e feio e isso é nítido externamente. Afinal, o homem é uma união entre corpo e alma.

Mas, claro, não é uma simetria perfeita e simétrica. Eu gosto do exemplo das qualia, que são sensações internas que não podem ser expressas externamente de forma integral. A alma é bem mais complexa que o corpo.

A alma é um espírito. Corpo é matéria.

Espírito é aquilo que é imaterial e subsistente. Ou seja, existe por si mesmo e não depende da matéria. Alma se encaixa nisso pois, independe da matéria para existir, mesmo que se una a ele.

É bom esclarecer que isso é uma visão aristotélico-tomista. A tradição que melhor se encaixa com meu modo de pensar.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

"simetria perfeita e simétrica" — que tosco.

Desculpe os erros gramaticais.

Igualar a alma com o espirito não faz essas palavras perderem seus significados próprios?

A meu ver, o espírito está mais intimamente ligado com a respiração, humor e emoção. Uma pessoa com um espírito mais desenvolvido seria aquela que tem alto controle emocional, que sabe respirar, principalmente ao se deparar com conflitos mais intensos. Vejo como uma ponte para a alma, mas não ela.

Já a alma está mais intimamente ligada com a esfera mais profunda do ser, com o fundo do peito. Uma pessoa com uma alma mais desenvolvida, menos difusa, seria aquela guiada por um sentido de vida mais profundo, que está em maior conexão com o que sente mais intimamente.

Na linha tomista, espírito é um termo mais genérico para tudo o que é imaterial e subsistente. Inclui a alma humana, mas também os anjos, que são espíritos puros, sem corpo. Alma é um tipo específico de espírito: a forma substancial do corpo humano. É o princípio que dá vida, organiza o corpo e permite o funcionamento vegetativo, sensitivo e racional.

Espírito e alma têm significados próprios, mas a alma é um tipo de espírito. A diferença está em que o espírito abrange a totalidade dos seres imateriais, enquanto a alma é especificamente o espírito encarnado que anima o homem.

Claro que tem muito mais coisa envolvida nisso, mas ficaria muito extenso abordar tudo aqui.