O tratamento dos maxis ao Monero é parecida com dos banksters com bitcoin. "Ahh Monero é shitcoin" não é diferente de "ahh Bitcoin é veneno de rato".

É evidente que Monero tem utilidade e é amplamente utilizada, sendo a privacidade sua maior feature.

"Ahh mas é moeda de bandido e terrorista da deepweb"

Onde eu já ouvi esse argumento antes?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu sou maximalista em soberania financeira 😌. Eu nunca vou dizer que uma criptomoeda é lixo ou melhor para as outras pessoas. Como libertário reconheço que eu não sei o que é melhor para os outros e portanto faço as minhas escolhas e não opino caso essa não seja expressamente pedida sobre as escolhas dos outros. E como qualquer projeto de código aberto NUNCA vai existir uma só criptomoeda pois assim como com as distribuições Linux cada um tem a sua predileção. Alguns escolhe Mint, outros Arch, outros Manjaro e assim adiante. Da mesma forma com as criptomoedas. Monero é a escolha de milhões de indivíduos devido as suas características robustas de anonimato e a comunidade já sabia de antemão que as pressões regulatórias iria obrigar a retirada do mesmo por isso existe trocadores descentralizado, Local Monero, Bisq e outras soluções para negociar o mesmo.

Eu acho que existem algumas questões nesse assunto.

1- Se a criação de algo envolve pré mineração ou distribuição de tokens, se torna algo complicado, pois a natureza humana sempre vai desejar o caminho mais fácil, logo as pessoas sempre irão "criar" "novos" projetos para enriquecer, e também sempre surgirão pessoas que acham que não aproveitaram o momento perdido em relação a outras moedas e irão tentar fazer pump de novos projetos.

obs. Esse ao meu ver é um problema de criptomoedas, de não terem lastro em algo, ser fácil criar.

2- Acho que a analogia em relação a distribuições Linux e moedas, não faz muito sentido, talvez faça mais sentido com carteiras por ex. Agora se a questão são funcionalidades de uma moeda, eu ainda acredito que teremos no bitcoin, sidechains descentralizadas.

3- Moeda é algo complexo pois em um livre mercado, eu acredito que no longo prazo, as menos usadas e com menor credibilidade na sociedade, irão morrer. E hoje é nítido que o mercado, as pessoas mais sérias, as pessoas que criam valor para a sociedade, estão apostando no bitcoin.

E para uma moeda ganhar credibilidade em uma sociedade, demanda tempo, segurança do projeto, descentralização e etc.

Não é do dia para a noite.

Monero quando foi criado em 2014 foi um projeto criado por cima do protocolo criptonote sem pré mineração ou qualquer vantagem para os desenvolvedores. Após isso fez correções e melhorias no seu protocolo. Realmente a maioria dos projetos de criptomoedas é golpe e 98% delas deixarão de existir e sempre haverá criptomoedas com mais valor unitário em relação ao dólar comparado a outros. Acho que dado a firmeza dos desenvolvedores e comunidade Monero a mesma irá dominar o mercado negro por décadas como já o é atualmente.

Pois é, as pessoas precisam analisar de forma pragmática. Muitas pessoas desejam algo que o governo não possa destruir/censurar e que tenha limite de emissão (bitcoin). Essas características me fazem acreditar que algo assim tenha mais chance de ser amplamente aceito e consequentemente ter mais valor.

Em relação a algo (monero) que tenha privacidade total e esteja fora do sistema, algo nichado, eu acho difícil ganhar valor e aceitabilidade pois será sempre um instrumento em que as pessoas irão querer se desfazer por fiat, para comprar produtos no mundo "legalizado".

obs. Isso ocorre muito com o bitcoin nos dias atuais, mas minha esperança é justamente que isso diminua e as pessoas usem como moeda.

Mas confesso que vc tem um ponto. Seus argumentos fazem sentido para mim.

Minha torcida é que o bitcoin no futuro tenha sidechains descentralizadas e podermos ter sidechains com característica de privacidade e etc.

Mas se isso um dia ocorrer, também não sei como os governos irão lidar com isso. Enfim, tudo é algo complexo. Rs.