Vou mandar um textão e ainda ficaria incompleto. Mas vamos lá:
Na fé católica o papa é o líder da Tradição, que associado a Bíblia e o Espírito Santo, guia os católicos. Uma tríade.
Um exemplo:
o caos “aparente” da natureza é nada mais que a ação do Espírito Santo para o desejo do Pai. Entenda como a teoria determinista. O seu pensamento, sua decisão ler o que escrevo é pelo Espírito Santo.
A Bíblia é um livro compilado para ser usado como mensagem do Espírito Santo. Não adianta você ler e tentar você mesma entender a mensagem. Você pode ler como oração, mas não como ensinamento moral sem os outros dois (Esp. Santo é Tradição)
A tradição é a passagem da mensagem de forma ORAL seguindo protocolos e ritos escritos pelo Papa. Que muda com o espaço e o tempo.
Entao, uma mesma leitura que se faz da Bíblia hj no Brasil pode ser uma mensagem um pouco diferente da mensagem na Ucrânia um ano atrás. Sempre será a mesma leitura do dia, e a tradição orienta os padres sobre o que falar.
Nesse sentido a função do Papa, nada mais é que decidir “protocolos”, ritos, textos bíblicos para os dias. O mesmo texto é replicado no mundo inteiro.
Só que a mensagem pode causar um efeito completamente contrário ao desejo do Papa (para o bem ou para o mal) porque sofre influência do Caos (nesse caso o Espírito Santo).