O fato de tantos esquerdistas, embaixo de um governo de esquerda, com um político do maior partido de esquerda, estarem reclamando tando da própria esquerda, é um sinal de que o Brasil mudou em pensamento, mesmo que pouco. (Minha opinião)
Finalmente, hoje, eu consigo acreditar que a esquerda tá decaindo. Lembro que em 2012, 2014, 2016, quase todo mundo ao meu redor, pessoal da internet, tudo era esquerda. Chegou 2018, Bolsonaro, e de repente apareceu um monte de gente de direita, e os esquerdista ficavam calados.
Até pareceu algo que só acontecia pelo governo, "Ah é governo de direita, então quem é direita que vai se vangloriar e aparecer" e vice-versa. Mas, agora, mesmo num governo de esquerda, com o maior esquerdista do Brasil no poder, eu mal consigo ver se manifestando. E quando têm, é sempre reclamação nos canais do YouTube:
"Po gente, eu acho que o Lula tá errando", "Galera, esse governo tá comentendo muitos erros", "Olha, gente, eu sou progressista, mas esse discurso do Álvaro com o Mamaefalei foi vergonhoso pra esquerda, ridículo".
Pode parecer bobo, mas vindo da esquerda, onde QUASE NINGUÉM admite erro, é um sinal de que tá acontecendo alguma debilitação grave entre eles. Eu nunca vi tanto esquerdista reclamar de um governo de esquerda. Nem durante o governo dilma teve isso.