Replying to Avatar HoppeAna

Uma das últimas threads que fiz no Twitter foi: "Em defesa da corrupção".

Recebi MUITAS críticas, algumas até de pessoas que eu não esperava. Ganhei elogios também, só que bem menos.

Ultimamente, tenho lido bastante sobre o Real Digital, a CDBC brasileira.

Na primeira fase, que vai pro ar já ano que vem, será apenas atacado, ou seja, praticamente apenas bancos terão acesso e farão suas transações utilizando esse formato.

Na segunda fase terá também o varejo, todas as pessoas poderão usar.

Quando me perguntam o que representa a CBDC, eu respondo que será o fim da corrupção.

Lembra das malas de dinheiro do Gedel que deixou QUASE todo mundo revoltado? Lembra do Bolsonaro comprando imóveis em dinheiro vivo? É..., isso não vai ter mais, pois uma das ideias do Real Digital é acabar com o dinheiro físico.

Também acabará com o esquema do policial que te deixa passar numa blitz, mesmo com o documento atrasado. Ou daquele guardinha que te deixa trabalhar numa "pandemia". Tudo em troca de um cafezinho é claro.

Isso porque todas as transações serão rastreáveis, em tempo real. Sem a necessidade de quebra de sigilo fiscal ou bancário.

Provavelmente será o fim da informalidade, e todos pagarão impostos. Se o governo dobrar o valor de uma alíquota de uma hora pra outra, poderá tirar de você em esquema de débito automático. Sem chance de defesa.

Pode ser até pior, nada impede de implantarem um crédito social (igual o chinês) em que as pessoas tem pontuações de acordo com suas opiniões, e estimula que um vizinho dedure o outro pra ganhar pontos. A máxima "quem não trabalha não come" mudaria para "quem não obedece não come".

Mas ao menos não vai ter corrupção. 🤡

O fato é que a Hiper Bitcoinização deixou de ser um sonho e passou a ser uma necessidade.

O dinheiro físico não vai acabar. O Brasil é um país com população muito pobre e muitas dessas família não tem familiaridade com tecnologias.

A cidade onde moro atualmente tem cerca de 25k habitantes e somente os frigoríficos pagam o salário em conta corrente, todas as demais ainda é em dinheiro em espécie.

Tem o seu Zé também que não sabe mexer em celular, não confia em banco e ainda vai na lotérica com seu bolinho de dinheiro pagar as contas.

E sobre o fim da corrupção, isso é impossível de acabar. Sendo um sistema Estatal ele já é passível de corrupção e parte do código é centralizado e não será de conhecimento público sobre suas funcionalidades.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Já foi definido que o Real Digital será armazenado em uma blockchain. Os blocos serão minerados no modelo Proof Of Authority, ou seja, apenas as entidades permitidas pelo banco central vão minerar.

Com isso, se saberá por todos que tiverem um node quem tem o quê, e cada transação. A corrupção vai diminuir num nível absurdo pois todos serão controlados em tempo real.

É claro que o estado é a corrupção em si. Estou me referindo à corrupção que os gados reclamam, aquela que lesa o estado.

Quanto ao fim do dinheiro físico, não disse que isso vai acabar de uma hora pra outra. Vai durar aí uma geração. O seu Zé e a dona Maria vão usar dinheiro físico, mas os filhos deles não.