DOMINGO DA OITAVA DE CORPUS CHRISTI

Como o pecado venial impede os frutos da Eucaristia

Diz São João Damasceno: "O fogo da caridade que está em nós, tomando este abrasamento como de um carvão, isto é, deste sacramento, queima nossos pecados e alumia nossos corações, a fim de que, participando do fogo divino, sejamos abrasados e deificados".

Porém o fogo do nosso desejo ou de nosso amor é contido pelos pecados veniais, que impedem o fervor da caridade. Logo os pecados veniais impedem o efeito deste sacramento.

Os pecados veniais podem ser considerados de dois modos:

1°, que sejam passados;

2°, que se cometam atualmente.

Do primeiro modo, os pecados veniais não impedem de maneira alguma o efeito deste sacramento; porque pode suceder que alguém, depois de haver cometido muitos pecados veniais, aproxime-se devotamente deste sacramento, e receba plenamente seu efeito. Mas do segundo modo, os pecados veniais não impedem de todo o efeito deste sacramento, senão em parte; pois o efeito deste sacramento não é unicamente a aquisição da graça habitual ou da caridade, senão também certa renovação atual da doçura espiritual, a que é impedida se alguém se aproxima deste sacramento com a mente distraída pelos pecados veniais; porém não se destrói o aumento da graça habitual ou da caridade.

Aquele que se aproxima deste sacramento com o ato de pecado venial come espiritualmente de uma maneira habitual (o pão celeste), mas não de um modo atual, portanto, percebe o efeito habitual deste sacramento, porém não o atual.

É certo que os pecados veniais não impedem o efeito do Batismo, porém não deve falar-se identicamente da Eucaristia e do Batismo. Pois o Batismo não se ordena do mesmo modo ao efeito atual, isto é, ao fervor da caridade, como este sacramento; porque o Batismo é a regeneração espiritual pela que se adquire a primeira perfeição, que é o hábito ou a forma; mas este sacramento é a manducação espiritual que tem deleite atual.

-S. Th., IIIª, q. 69, a. 8

____

Rodapé

³² Orth. fid. L. IV, c. 14.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.