ah, entendi.

mas as nossas emoções fazem parte da realidade. e mesmo que surjam por uma confusão e sejam passageiras, observar e senti-las, sem encararmos como algo fixo e absoluto, é o que vai nos permitir viver a realidade.

sentir as emoções sem reagir a elas, com consciência delas, nos faz olhar para a verdade incluindo a nossa humanidade, que faz também parte da verdade.

assim tomamos decisões com muito mais clareza e amadurecidos depois de termos vivido as emoções de que precisávamos.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não estou a dizer para anularmos completamente as emoções, apenas para não olharmos para elas como a principal ferramenta na busca da verdade. A razão precede e governa a emoção. A emoção é melhor vivida quando está de acordo com a realidade. Por vezes o sentir é algo mais automático quase incontrolável, mas a atitude face ao que sentimos é uma escolha e é aí que a razão deve governar.

para mim as emoções têm sido o ponto de partida para viver a verdade. eu sinto algo, observo e deixo passar e vejo que isso me ajuda a amadurecer meus pensamentos, que muitas vezes estão condicionados.

eu fico consciente das emoções sem dar significados demais pra elas, sem colocar a razão na frente. eu confio que a razão me sustenta, então eu posso sentir tudo sem ter medo de me perder, sem precisar colocar a razão no lugar das emoções. daí surgem percepções novas, igual surgiu agora falando com você.

Eu acho que você está a falar das emoções quase como uma pré-consciência, uma intuição sobre a realidade. Acho que isso pode ser ouvido sem dúvida e até pode conseguir extrair mais revelação daí. Você disse e bem, ficar consciente das emoções sem dar significado demais para elas já é uma forma de controlo emocional.

entendi o que você chama de controle, então. eu tenho medo dessa palavra porque eu já tentei controlar muito minhas emoções e percebi que quando fazia isso acabava me submetendo a elas inconscientemente.