O Vinheteiro é zueira mas é fato que é muito difícil manter a segurança das chaves privadas, por isso eu acho improvável ter adoção em massa do Bitcoin se para manter a segurança do seu dinheiro depender de anotar e guardar chaves com segurança. Por isso eu acho que soluções como a da https://bitkey.world/ são muito boas.

Relato do Vinheteiro: https://x.com/Vinheteiro/status/1855759298732728383?t=rNCxTtkxAJ1RJ6671Isl6Q&s=19

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A grande massa vai adotar soluções bancárias e terceirizar a segurança das chaves ou nem ter exatamente uma chave própria.

A auto-custódia ficará a um seleto e pequeno grupo de usuários.

Eu disse uma vez em uma discussão: O que eu considero adoção do Bitcoin, é com custódia própria. Inclusive espero que layers 2 com suporte a lightning comecem a surgir, para que seja possível auto custódia até para valores menores, como a solução que está sendo desenvolvida pela spark.info

Acho que o maior receio da adoção do Bitcoin (na minha opinião), é a possibilidade de perda de todo os seus esforços em se adquirir. E não digo pela acentuação de movimentos, mas sim da incapacidade de guarda-lo conforme é necessário.

Meu irmão por exemplo, a toda semana troca as senhas de suas coisas. Segurança?! Nada! Esquecimento mesmo… Displicência em anotar, e mesmo quando o faz, ainda sim, não se lembra onde anotou. E-mails sempre acabam perdendo seu tempo de resposta, simplesmente porque esqueceu a senha para acesso.

Sim, e isso acontece até com pessoas que se consideram organizadas. Eu mesmo uma vez, tinha uma chave privada anotada em papel em uma caixa, aí fui fazer um limpa aqui, achei que não tinha nada na caixa, e joguei fora. No final foi um final feliz por pura sorte, que não vale a pena mencionar aqui. Mas serviu de lição para mim, rs.

Eu sempre me pego pensando sobre isso também. A vida do trabalhador comum que deseja ter Bitcoin, será capaz de aplicar todas as medidas de segurança como um expert, apenas afim de usufruir no futuro distante… Ou será como muitos dos #BTC perdidos por aí, sem suas chaves de acesso?!

E o Bitcoin em sua essência, será realmente para todos?! Foi feito criado para libertar todos - de verdade; ou para uma pequena parcela da sociedade envolvida com tecnologia?!

O bitcoin tem duas características fundamentais: Deflacionário e Soberano.

Para mim, eu não dispenso nenhuma, para mim são as duas essencial na minha vida.

No meu pensamento, o Deflacionário é ligeiramente mais importante que a Soberania. Todos deneficiam com o sistema deflacionário, enquanto a soberania, beneficia apenas quem quer. É dar ao indivíduo a liberdade de escolha.

O bitcoin é para todos, a auto-custódia não será para todos, é para quem quiser, cabe a cada indivíduo decidir se quer ou não ser soberano. Cada um é livre de fazer as suas escolhas. Se um indivíduo não quer fazer a sua própria custódia, quem sou eu para o impedir.

É claro que tecnologias necessitam de melhorar, até o bitcoin necessita de melhorar, mas eu acredito que a maioria das pessoas irão optar por carteira com custódia partilhada, como a bitkey. Que é um produto muito interesante para esses indivíduo, que não querem ter a responsabilidade de fazer a guarda.

Eu vejo como muito importante ter a possibilidade de auto custódia mesmo fora do Layer 1, pois no Layer 1 a auto custódia será muito cara e inviável para grande parte das pessoas. Para mim é essencial ter auto custódia em layers 2, pois caso contrário haverá pressão de governos nesses players centralizados, principalmente em países mais autoritários, onde o Bitcoin poderia fazer uma diferença positiva real na vida das pessoas. Por isso estou empolgado com o layer spark.info

Você e o nostr:npub1vxd0dfst8ljvwva2egrpc53ve8ru78v8aaxfpravchkexmfmmu3sqnrs50 — assim como muitos outros, entendem todo o sistema de ponta a ponta, sabem muito. Meus pensamentos tem se voltado para como um civil comum, que não é da tecnologia, que deseja apenas se expor de maneira “segura”, sem que perceba que seus esforços não foram subtraídos. Assim como também, qualquer pessoa possa entender toda a aplicabilidade do Bitcoin em sua vida.

Sim, hoje a forma mais simples que eu acho para pessoas relativamente ricas é com a hardware wallet https://bitkey.world/, que funciona de modo seguro e sem precisar gravar a chave privada. Essa mesma Bitkey pensa em cria uma carteira segura que não necessita da gravar a seed e sem precisar comprar o dispositivo hardware. Eles fizeram um texto sobre aqui: https://bitkey.build/building-in-the-open/

Já para pessoas sem muitos Bitcoins, ao meu ver a solução será a spark.info, que terá compatibilidade com a lightning e com taxas bem baratas mas mesmo assim mantendo a auto custodia. Esse é o ideal oara mim e onde eu vejo as coisas caminhando.

Sim, é fundamental a criação de layer 2 descentralizadas.

Agora até está barato na L1. 😀

O spam das inscriptions, permitiu surgiu muitas ideias novas. Mas agora com o fim do spam, espero que os projetos não parem.

Se ficar barato o L1, teremos problemas no futuro. Não dá para contar com isso.

Este foi um insight valioso, Artur. E para ser sincero, a confiabilidade também será a chave aqui. No início, achava-se (ou pelo menos), eu achava, que comprar Bitcoin em uma corretora e mantê-lo lá, era uma forma segura de acautelamento/guarda (a vista de um recém chegado), certo?! Mas ao longo do tempo, provou-se que não. Então, o modelo de custódia nas mãos de outros, precisa de árduas melhorias enquanto o Bitcoin se expande em sua tecnologia, para camuflar os registros do passado de perda de recursos, onde se achava seguro, com outrem.

Este é o âmago, segurança! E quando envolvemos essa disciplina, é onde eu chego na aplicabilidade de seu uso, que nem todos tem esse treino resiliente; sem falar que as formas de furto tecnológicos, estão evoluindo ao passo que se trás inovações para o bem.

Tudo na vida existe risco, como na custódia, cabe a cada de nós decidirmos que risco queremos correr.

Quem faz as auto-custódia, pode perder as chaves.

Quem utilizam as corretoras como custodiante, pode haver um hack, um roubo.

Nada na vida é 100% segura.

Eu sabendo os riscos de ambos, prefiro a auto-custódia. Apesar de ser maximalista, mas olhando para o perfil dos meus pais, nunca na vida, vou aconselhar eles a fazer a auto-custódia.

Concordo, que a segurança, exige uma enorme disciplina e responsabilidade, não é para todos.

Nem com uma bitkey.world você aconselharia a auto custódia?

Os meus pais têm mais de 70 anos, nem smartphone têm, ainda utilizam um dumb phone, são de outra geração.

Para esta geração, possivelmente só vão ter quando os bancos tradicionais venderem e fazerem a custódia.

Agora, para aquelas pessoas que utilizam diariamente a internet, pcs e smartphones, só que tem medo de guardar as keys, para estes sim, o bitkey um produto interesante.

A minha questão é que todo idoso tem filhos que entendem de tecnologia para ajudar. Meus pais também tem mais de 70 e eu os ajudo em várias coisas e eles passam a entender, quando tem interesse, claro. O problema é que a maioria não tem interesse em aprender.

Esse é o meu caso, eles não tem qualquer interesse em aprender.

Mesmo que tivessem interesse, eu diria que não é uma solução para eles. Tempo a tempo, eu tenho que os ajudar a recuperar password de email ou do facebook, estão sempre a esquecer.

É isso! Essa era a resposta. Simples, mas explodiu minha mente. Seu tempo e conhecimento foi muito bem empregado aqui, obrigado!

“Conheceres a si mesmo, e saberás onde o que fortalecer.” 🦅