Quando colocam a ciência exata e lógica no patamar ideológico, devido a uma idolatria científica, a ciência se auto-anula.
Pra começar, as ideologias envolvem o mundo imaterial, enquanto a ciência se limita na materialidade (ou seja, a ciência NÃO pode explicar tudo como os "fiés da ciência" acreditam), ela é uma ferramenta, não é um caminho.
A ciência não compreende moral, espiritualidade ou as vastas complexidades sociais, por exemplo.
As ideologias são uma forma do ser humano olhar a realidade imaterial dentro de sua complexidade, é como um resumo do todo. A imaterialidade não pode ser completamente compreendida pelo ser humano, pois este é limitado em suas condições naturais. Também é inevitável que o ser humano veja o mundo por algum viés ideológico (seja praticável ou não), mesmo que não se inclua como parte de uma ideologia.
Não atoa, praticamente todo seguidor de uma ideologia acaba se deparando com algumas imprecisões entre sua ideologia e sua realidade em algum momento da vida, ou até adapta a ideologia para sua realidade, evoluindo o debate ideológico (por isso eu não acredito que alguém consiga ser absolutamente leal a sua ideologia).
A ciência não se inclui em viés ideológico algum, e nem consegue fazer nada fora do campo material, está sempre no objetivo de compreender o mundo material e seus fenômenos, e está presa a isso. Sua busca envolve o máximo de ceticismo sobre si mesma.