Essa semana eu gravo 2 podcasts:

Um sobre a Botanix, uma layer 2 do bitico que busca trazer tudo que existe no ethereum para o bitico via EVM (ethereum virtual machine, basicamente qualquer coisa que roda no ethereum vai passar a rodar numa 2a camada do bitico).

E também gravo com um researcher da Hashdex, empresa brasileira pioneira em levar bitico e shitcoins pro mercado tradicional. A Hashdex é emissora de diversos ETFs de bitico e shitcoins no Brasil e na gringa.

Ces tem perguntas sobre algum desses temas?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Que bacana, eu gosto do esquema da spiderchain que a Botanix do nostr:nprofile1qqswrg3f602wnecqrm4e5m0klsl85w39s27j97fxz34dsf7032wkl9qpzamhxue69uhhyetvv9ujuvrcvd5xzapwvdhk6tc3wlt9f está desenvolvendo, acho que é uma tecnologia inovadora e que pode dar certo e eles tem um time bem preparado. Fora que conseguiram 11 milhões de dólares para desenvolver o protocolo.

Eu gosto bastante da ideia também.

Tem muitos pontos positivos:

- btc em stake numa L2 é btc em hodl na L1

- chama atividade nova dos degens pra rede, mas essa atividade será refletida em mais hodlers na L1 e não como especulação de curto prazo.

- jogo de soma zero entre btc e demais shitcoins, então capital que vem pra uma L2 nossa tá desmonetizando eles.

Fora que essa arquitetura da spiderchain pareceu realmente uma maneira bacana de escalar a L2 e ir descentralizando (na medida do possível e do necessário para uma L2) ela no processo.

Exatamente. Eu estou ansioso para ver o lançamento na mainnet, mas sei que será inicialmente centralizada em uma federação assim como a Liquid e Rootstock. O processo para descentralizar e permitir stake por qualquer pessoa ainda vai demorar, mas vamos acompanhando para ver se a tecnologia da Spiderchain irá se provar realmente segura como se promete.

Uma coisa que eu nunca entendi foi como a sidechain da roostock nunca vingou mesmo existindo há vários anos. Talvez seja por causa da centralização na federação ou marketing ruim, não sei. Mas a rootstock pensa em descentralizar também usando o esquema da Bitvm.

Confesso que nunca ouvi falar de rootstock kkk marketing ruim com certeza ajuda a explicar, mas deve ter algo na arquitetura ruim também. se não fosse o caso, imagino que alguém teria abraçado a ideia mesmo com mkt ruim.

Não creio que vc nunca ouviu falar, a arquitetura não é ruim. É uma EVM assim como a Botanix, tem 2764 Bitcoins travados atualmente lá: https://explorer.rootstock.io/

Depois vou buscar um artigo para você entender sobre.

Ela está listada aqui https://www.bitcoinlayers.org

Aqui vc pode ver uma comparação da Liquid com a Rootstock: https://blog.rootstock.io/noticia/the-cutting-edge-of-sidechains-liquid-and-rsk/

Por que rodar eth em layer 2 do btc é melhor que rodar o próprio eth?

Vc tem o Bitcoin como moeda nativa para pagar a taxa nas transações, não precisando de eth. A Botanix é um esquema de proof of stake, onde os bitcoins depositados são usados para stake. Quem fizer o stake, ganha parte das taxas das transações realizadas. É um proof of stake em cima do proof of work do bitcoin.

Essa pergunta tá na pauta, mas te antecipando a resposta: você prefere construir um prédio em cima de um mangue ou em cima de uma fundação sólida?

Nunca tinha ouvido falar dessa second layer, pra que serve, o que ela faz?

Pirei em "bitico".

Bitico, bitcão, bitica… natural do ser humano dar apelidos carinhosos para aquilo que gostamos 😅