Ótima pergunta. Com a Niti, todo mundo se torna um banco. Qualquer node da Lightning se torna capaz de criar stablecoins algorítmicas com empréstimos hipercolateralizado com o protocolo e alugar/vender os sintéticos gerados para quem quiser (ou simplesmente usar você mesmo). Não é dinheiro fiduciário, é dinheiro de crédito (segundo as 3 definições de dinheiro de Mises) e o lastro do crédito é o bitcoin deixado como colateral.
Discussion
Entendi. Faz sentido. Mas vejo uma questão, na prática haveriam uma ou mais stablecoins hipercolateralizadas em Bitcoin, certo?
Essas redes menores não gerariam mais vulnerabilidade a ataques?
Acho que não entendi tua questão. A NITI é 100% Bitcoin, não usamos nenhuma outra rede menor. Os empréstimos todos são hipercolateralizados, cada "banco" (node da lightning) vai ter sua fórmula para otimizar o uso de capital para gerar stablecoins com paridade, todo banco possui reputação e dados 100% abertos, e eles são obrigados a seguir o protocolo e escolher entre uma gama de oráculos confiáveis que publicam dados aqui no Nostr. Se o banco está na Niti, você consegue ver exatamente quanto possui de colateral e sabe que ele está seguindo as regras do protocolo.
De qual vulnerabilidade e ataque você está falando?
A vunerabilidade que citei seria no sentido da uma menor redundância de processamento da rede em cada stablecoin.
Sendo mais específicas, me parece que teriam menos processamento envolvido e assim seriam aumentadas as chances da criptografia ser quebrada por computadores mais complexos.