O apagão elétrico teve um lado muito positivo, as pessoas perceberam a importância do dinheiro físico.

Foi necessário, os sistemas de pagamentos tradicionais falharem, para acordaram, espero que esta onda não seja passageira.

Tudo falhou, mas o bitcoin não.

Curiosamente, mesmo sem ter eletricidade e sem internet, eu fiz uma transação de #Bitcoin. É claro que sem internet, não é tão seguro, é necessário existir alguma confiança entre os intervenientes, mas a transação é possível e foi feita.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Uma boa lição destas 12h de apocalipse tecnológico, onde quase tudo falhou, a tecnologia mais segura e resiliente, foi a velhinha rádio.

Será um bom caminho, um plano B, para o Bitcoin. Temos que ter radialistas amadores bitcoiners espanhados pelo mundo 😀 .

4 MB de bloco não deve ser difícil para transmitir por onda curta ou longa, em 10 minutos.

nevent1qvzqqqqqqypzp6t64layqqd6tkuxulrtl38e03p8ss2lfp7lr6em2tkmfght6ajaqy88wumn8ghj7mn0wvhxcmmv9uq3qamnwvaz7tmwdaehgu3wd4hk6tcqyr7tc6yy3j4u872nfu8m0hh4r03xurz4sd4wuyletz7mnf35sg5ku9gxzyx

Só assinar a transação, quando voltar a internet a pessoa que recebeu transmite para a blockchain.

Desse jeito também é possível, mas é fácil de fraudar, é necessário existir confiança entre os pares.

No meu caso, eu fiz uma transação em Cashu, que premite transações offline. Depois é necessário o redeem.

Eu acho que necessário um conhecimento técnico mais elevado para conseguir fraudar transações offline em cashu do que camada base.

Por curiosidade, que sistema usaste para a transação ?

Eu utilizei wallet nostr:npub1kvaln6tm0re4d99q9e4ma788wpvnw0jzkz595cljtfgwhldd75xsj9tkzv, é a que eu uso para o nostr, é LN+cashu.

https://www.minibits.cash/