Escritora Roseana Murray, que perdeu braço em ataque de pitbulls, se adapta a prótese

Roseana diz que, às vezes, ainda sente o braço amputado e que reviveu o trauma ao colocar a prótese. No Fantástico deste domingo (16), a escritora de livros infantis que foi vítima de um ataque de pitbulls contou como está se recuperando. Roseana Murray perdeu o braço direito e está se adaptando a uma prótese mecânica paga pela Prefeitura de Saquarema. O processo de reaprendizado tem sido desafiador.

"Eu sou impaciente... e ela me diz: paciência, não tem jeito, porque tem que esperar o tempo do cérebro aprender", diz.

Roseana diz que, às vezes, ainda sente o braço amputado e que reviveu o trauma ao colocar a prótese.

"Ela me trouxe a evidência de que perdi um braço, porque, às vezes, eu esqueço", conta.

Apesar dos desafios, a escritora aprendeu a escrever com a mão esquerda.

"Você tem que dar a volta, virar o jogo a seu favor. É um exercício de olhar, que é o que o poeta precisa ter", afirma.

Ainda no leito do hospital, Roseana teve a ideia de transformar dor em poesia, um livro infantil: "O Braço Mágico".

"A literatura salva, a arte salva, sempre", afirma a escitora.

O ataque

No dia 5 de abril de 2024, a escritora Roseana Murray saía de casa, de manhã cedo, para ir à academia em Saquarema, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Foi atacada por três cães da raça pitbull, que estavam soltos na rua. Os animais pertenciam a um vizinho.

Na época, os três tutores dos cachorros foram indiciados por lesão corporal gravíssima e maus-tratos dos animais. Chegaram a ser presos, mas acabaram liberados e respondem ao processo em liberdade.

"Eles me atacaram e a sensação foi de morte mesmo. Até que apareceram pessoas e, de repente, os cachorros não estavam mais, e eu não sabia que eles tinham destruído o meu braço", relembra.

Roseana foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres e passou por diversas cirurgias. Apesar da gravidade dos ferimentos, sua recuperação surpreendeu os médicos. Foi um dos filhos, o André Murray, quem deu a notícia da amputação do braço.

"Eu falei: 'mãe, tiveram que tirar. O médico falou para mim que era ou você ou tentava salvar o seu braço. E aí eles escolheram o certo, né? Salvaram a sua vida e você deu o braço por isso'. Aí ela fechou um pouquinho, aí abriu de novo, falou: 'tá bom. Eu não preciso dos dois braços mesmo'", conta.

Treze dias depois do ataque, Roseana recebeu alta sob aplausos da equipe médica, que usava camisetas em sua homenagem.

Perda e recomeço

Meses depois, em novembro, Roseana enfrentou outro baque: a morte do marido, o jornalista e escritor espanhol Juan Arias, aos 92 anos, vítima de insuficiência renal. Foram 27 anos de relacionamento.

"Eu tive que refazer a minha vida com a partida do Juan".

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

O recomeço da escritora que perdeu um braço em ataque de cães

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/03/17/veja-como-esta-escritora-que-teve-braco-arrancado-por-pitbulls-quase-um-ano-apos-ataque-a-morte-quase-me-levou.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.