Você prefere usar uma moeda pseudo descentralizada focada em ser privada, mas não consegue, ou usar apenas Cashu?
Na África estão usando Cashu para fazer transações em Bitcoin em conexões de internet instáveis, pois cashu funciona também offline.
"Ah, mas Cashu é custodial por natureza". Me avise se encontrar o Santo Graal ou a pedra filosofal, mas no mundo real precisamos ter prioridades ou trairemos os fundamentos. A Camada L1 (Blockchain) precisa ser descentralizada e segura. Moneró não é nenhum dos dois, pois ficou primeiramente em Privacidade.
A partir dessa base descentralizada e segura, que é o que faz ser resistente a qualquer ameaça de estados, é que camadas L2 ou L3 são construídas. Primeiro é resolvido o problema da velocidade e micro transações pela rede Lightning. Em cima dela, é criada o protocolo Cashu que, pasmem, adiciona custódia, entretanto temos privacidade e um token que pode ser até impresso e usado OFFLINE!
Como Hayek defendeu a desestatização do dinheiro das mãos do estado em favor de moedas privadas concorrente entre si. Não use a piada Monero. Custódia em Cashu não é um problema. Toda a base foi respeitada. Na Moneró, os fundamentos em si já foram traídos. Tiraram a descentralização e consenso por hard fork constante centralizado na mão de poucos devs.
Essa moeda é um lixo.
Lembre que Monero é centralizado na mão de poucos devs literalmente. A rede é dependente de hard fork compulsório constante. Sabe quanto tempo durou para trocar o algoritmo Cryptoknight para o RandomX eliminando as ASICs? Monero não é baseada em consenso. Monero é um token de uma startup.
https://blog.areabitcoin.com.br/monero/
#cashu #monero
