Profile: 92be5e6b...
Você prefere usar uma moeda pseudo descentralizada focada em ser privada, mas não consegue, ou usar apenas Cashu?
Na África estão usando Cashu para fazer transações em Bitcoin em conexões de internet instáveis, pois cashu funciona também offline.
"Ah, mas Cashu é custodial por natureza". Me avise se encontrar o Santo Graal ou a pedra filosofal, mas no mundo real precisamos ter prioridades ou trairemos os fundamentos. A Camada L1 (Blockchain) precisa ser descentralizada e segura. Moneró não é nenhum dos dois, pois ficou primeiramente em Privacidade.
A partir dessa base descentralizada e segura, que é o que faz ser resistente a qualquer ameaça de estados, é que camadas L2 ou L3 são construídas. Primeiro é resolvido o problema da velocidade e micro transações pela rede Lightning. Em cima dela, é criada o protocolo Cashu que, pasmem, adiciona custódia, entretanto temos privacidade e um token que pode ser até impresso e usado OFFLINE!
Como Hayek defendeu a desestatização do dinheiro das mãos do estado em favor de moedas privadas concorrente entre si. Não use a piada Monero. Custódia em Cashu não é um problema. Toda a base foi respeitada. Na Moneró, os fundamentos em si já foram traídos. Tiraram a descentralização e consenso por hard fork constante centralizado na mão de poucos devs.
Essa moeda é um lixo.
Lembre que Monero é centralizado na mão de poucos devs literalmente. A rede é dependente de hard fork compulsório constante. Sabe quanto tempo durou para trocar o algoritmo Cryptoknight para o RandomX eliminando as ASICs? Monero não é baseada em consenso. Monero é um token de uma startup.
https://blog.areabitcoin.com.br/monero/
#cashu #monero
Você não escolhe palavras ao léu. É gerado aleatoriamente. Não funciona simplesmente catando palavras de forma pseudo aleatória sem entropia suficiente. Só vai encontrar carteira insegura contra força bruta. Alguém poderia acabar minerando e achando sua seed com seu saldo. Além de que a última palavra não é aleatória, ela é computada baseado nas últimas 11 ou 23 palavras. Portanto a última você não "escolhe."
Entropia. Nunca esqueça disso. É isso que garante a aleatoriedade e consequentemente segurança.
Não faça isso. Voce precisa de total entropia para sua carteira off. Se possível, use todas as 24 palavras para dobrar a entropia de 128bits (12 palavras) para 256 bits.
As palavras precisam ser realmente aleatórias, ou a entropia se torna muito baixa, mais fácil para os computadores conseguirem a combinação. Não esqueça que a todo momento há pessoas minerando carteiras para ver se há saldo. A única forma de se previnir é com entropia muito alta.
O site que fala é o Ian Coleman. A passphrase você escolhe no app de carteira, como a Blue Wallet. Cada Passphrase diferente cai em uma carteira diferente, mesmo com a mesma seed.
Quando se é para ser de uso universal é deduzido implicitamente que todo tipo de pessoa irá usar, principalmente as que podemos ter desavenças. O mesmo acontece com o Nostr. Primeiro, os que adotam por ver potencial, e com o tempo vem a massa. É bastante importante que haja diversidade de usuários e opiniões. Geralmente os esquerdistas odeiam a livre expressão do humano, e a direita e os libertários tem maior tolerancia. Mas somente alguns não tem medo algum da liberdade de expressão irrestrita, mesmo que doa. Eu quero todo mundo no nostr e todo mundo no Bitcoin. Quero que o Nostr e o Bitcoin venha a "sugar" o mundo inteiro para si.

