### Fedora ou POP_OS!

Estou querendo trocar meu mint e estou interessado nesses 2, mas estou aberto a sugestões, oq vc usam?

(Obs: meu irmão tmb usa o PC, ele ébem macaco, então não começa com arch)

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Na prática distribuição se resume a sistema de empacotamento e init.

A aparência pode ser replicada em todas as distribuições.

Sugiro nao focar tanto na aparência. Aliás, replicar a aparência do pop padrão em outra distribuição vai te ensinar bastante.

DE's são o que mais mudam na maioria das distros.

Dito isso, odeio DE's

DE?

Desktop Environment. Gnome, kde, etc...

Curto muito o zorion os bonito e estável

Mais eu uso arch com plasma

Zorin

Depende do hardware tbm se for igual o meu recomendo usar Windows mesmo

Sai pra lá com windows

Xô, xô.

Seboso, nunca mais fale isso

AKakakaakkakaak

Que isso fih, archzão monstro

Já testei várias distros.

A mais completa foi o Zorin.

E digo em termos de drivers e recursos.

Você instala um Ubuntu da vida e não vem nada.

Fica dias instalando um monte de coisa básica que já deveria vir com o sitemap e ainda fica faltando um monte de coisas que irão gerar bugs no futuro.

O zorin tem drivers, pkugis, apps, tudo em um para começar já tunado e depois ir adicionando apenas penduricalhos.

Tu parece saber disso, eu tô esperando outro ssd pra colocar reinstalar o mint e por dual boot, mas eu estaria curioso pra saber se outras distros, eu tenho a iso do ubunto e do fedora mas ainda N testei na máquina virtual.

Tu sabe como essas distros são no geral?

E tbm tem o pop os e o Zorin que já ouvi falar mas nunca experimentei

No grub dá até pra adicionar uma instalação via iso. Mas aí você precisa saber ou pesquisar um pouco pra fazer um script. Foi assim que fiz, você baixa a iso, dai cadastra no grub e adiciona o script de instalação apontando a iso e a partição etc. Daí quando ligar o PC vai aparecer o menu do grub, quando clicar em sei lá "ubuntu" ele começa a instalação. É um pouquinho complicado, mas é até melhor que fazer via pen-drive.

Eu tenho um ssd de 512gb e um ssd nvme de 240gb, no ssd nvme tem windows, pra trabalhar em projetos antigos .net, e tenho 3 distribuições Linux no outro ssd de 512bg.

Só usar o distrosea, é um site para ver sistros, tmb é bom assistir diolinux

Recomendo utilizar o grub, particionar o disco ou instalar em um outro ssd, dai usar por um tempo. Assim qualquer um que usa seu PC, pode usar uma distribuição mais user friendly e voce pode testar outras distribuições sem precisar ficar desinstalando a anterior.

Como já tinha comentado antes, uso o #BigLinux e acho ele muito bom. Ele é bem completo e simples de usar.

Mas ele é um pouquinho pesado por ter várias coisas pré instaladas. Outro ponto ruim é a questão do repositório AUR, não funciona atualizar pelo terminal, somente pelo centro de atualizações, então uso outros repositórios.

Acho ele suficiente, mas por ter ficado um pouco lento no meu pc, também estou pensando em migrar. Não uso nada muito requintado por esses dias, então algo que atinja os objetivos de acessar a internet e usar ferramentas no terminal é suficiente.

Pra quem procura algo descomplicado, com grande acervo de programas, o Big Linux pode ser uma excelente opção.

Já entre Pop OS e Fedora, o Pop OS tem mais estabilidade e se assemelha mais com o Big na questão de acervo de arquivos por ser uma distro baseada no Ubuntu.

O Fedora é bem simples, mas precisa de mais configurações a serem configuradas.

O Pop é base Ubuntu, assim como o Mint. Se tu escolheres essa, terás uma curva de aprendizado menor esse é o lado bom. Eu, pessoalmente, não gosto do Pop, acho meio "pavão" demais esse Cosmic e ele estat MUITO desatualizado no dia de hoje.

O Fedora é bastante diferente em relação ao Mint. Usa DNF, por ser base Red Hat... O ciclo de release é mais curto... Usa tudo "vanilla", sem qualquer personalização... Mas é uma distro que é bem vanguarda e zela bastante pelo open source e há muito desenvolvedor bom lá.

Eu uso Arch em um computador e Ubuntu em outro, e estou considerando trocar o Ubuntu, depois de uns bons 15 anos, por causa dos malditos Snaps, que me dão no saco cada vez mais... Eu "des-snapzei" o Ubuntu e substituí pelo Flatpak, por enquanto está legal, mas se encontrar algum problema, eu vou pro Fedora.

Se envolve macacos como disseste, vai de POP_OS. Mas tudo depende do seu uso. Se precisar de algo estável e prático, o bom e velho Debian te atenderá, a versão 13 deve sair nos próximos meses.

Como só tenho carroça sempre busco distro leve Kkkk.

Pra estudar e fazer uns códigozin da pro gasto.

Acabei ficando com o famigerado: