Existe um fenômeno muito mais comum do que se imagina e que chamo de "limbo do final de curso superior" , nessa fase, não somos nem estudantes e nem trabalhadores. Passarmos a vida inteira nos identificando como "estudantes" , no então quando chega o momento de iniciar ou acabar o estágio para entrar no dito "mercado de trabalho" não somos uma coisa e nem outra . Muitos nesta fase escolhem fazer outro curso superior ou desistem de tudo e se contentam com um trabalho sem futuro e desistem de se aperfeiçoar.
é possível sim ter uma vida intelectual no Brasil e ao mesmo tempo não ficar deprimido, faça o seguinte, depois de estudar e meditar, pegue um trabalho manual voluntário, e pegando um gancho de uma conversa banal ou mesquinha que os outros trazem a tona introduza um conhecimento desconhecido de maneira que não soe forçado e num tom sereno. Por exemplo, um dia desses eu estava conversando com um pedreiro, ele estava dando um churrasco na casa dele e convidou eu e meu pai, esse senhor é muito evangélico, no meio da conversa, ele mostrou que era um entusiasta de astronomia, comprou até um telescópio moderno. Chegou um momento da conversa que ele disse que chegou a duvidar da existência de Deus após ver as estatísticas de como o universo é imenso , como somos insignificantes, etc. Então, disse a ele que grandes nomes da astronomia foram padres jesuítas. Percebi no rosto dele a surpresa de ter descoberto aquilo. O trabalho intelectual é plantar sementes ! Fique feliz com as sementes plantadas e não com a espectativa de que um dia veremos a semente virar árvore.
Uma das melhores coisas da vida é abraçar a aleatoriedade , não tem nada melhor do que sair de casa do nada e ir caminhando até algum ponto de interesse. Num mundo estruturalizado, em que os automóveis cortam as surprezas que poderiam estar entre o ponto A e o ponto B , não há muita margem ao não planejado. Permita-se surpreender com as coincidências ! Deus está nelas !
A oração serve para apurar a consciência e esta aponta para os deveres que devemos cumprir. Quando a oração diária torna-se fuga para o não cumprimento dos deveres diários , a consciência nos frustra e depois nós nos ressentimos com deus demonizamando a própria a oração. Por isso é muito comum a frase
" quanto mais eu oro mais assombração me aparece "
Quanto menos as pessoas cultivam a vida interior, mais com o passar do tempo tendem a falar somente do clima, de doenças e de como estão sofrendo, de noticiário e de trocar de carro.
aliás, passei a apreciar mais a literatura depois que parei de me importar com filmes. É algo pessoal.
Sim, de fato, por isso é uma confissão
Indícios de que houve uma mudança interior :
1) As coisas antes importantes passam a ter aspecto caricato
2) um sentimento de angústia vem à tona em nosso coração
3)esse sentimento pode virar melancolia e acídia se tomado como algo algo substancial
4) essa angústia se transforma em humor se passarmos a ver o próximo com compaixão.
5) Quando percebemos sentimentos ebulirem de nossa alma, ela não se externaliza caso adotarmos a postura de contemplação . "Interessante, eu tenho esse aspecto na minha alma, e foi essa cadeia acontecimentos + esses fatores que geraram esse turbilhão".
Quando Jesus fala que a conversão é como encontrar um tesouro no Campo e depois comprar o lote em que ele foi enterrado ele se refere a total falta de importância que as coisas tomam, e apenas estudar , confessor aquilo que sabemos ou não e conteplar a palavra e a vida passa ter substancialidade
em 2023 me converti, passei a frequentar a missa diariamente. A cada missa que vou percebo uma mudança singela nas minhas disposiçōes interiores . Na primeira missa que fui nãobconseguia ficar para a primeira leitura. Passando alguns meses a missa passa ser divertida e você quer de fato estar lá diariamente !
infantilização é o ato de mistificar a banalidade.
Engraçado, quando estudamos e meditamos , a cada dia que os fazemos e integrando a experiências quotidianas, mais fica vísivel o aspecto caricato daquilo que achávamos muito sério e davamos muita importância. Tudo começa a parecer farsesco e infantil.
Confissão: Não me interesso por nenhum filme , mesmo que ele seja aclamado e recomendado. Depois que aprendemos a gostar de estar na realidade, fica difícil assistir filmes.
inclusive o nostr foi criando por um brasileiro
a partir do momento que horários muito estruturados para cumprir as obrigaçōes diárias são colocadas acima das disposiçōes interiores naturais do homem , o homem se mecaniza e o homem torna-se alheio a SI mesmo, isso é a alienação.
Muito prazer em conhecê-lo, já sabes me nome completo, não é pseudônimo. sou de Maringá -pr , e tu meu caro ?
Todo adulto tem nostalgia por xuxa, carinho de roleman, sitio do pica pau amarelo, balão mágico, carinho hotweels e filmes da Disney... o maior prazer da vida adulta é escrever pelo menos um parágrafi diário daquilo que percebemos durante o dia e perceber o referente daquilo que lemos no passado e não tínhamos entendido na época