Avatar
douglaz
2325b61aea919fed96b4da55fe5654b41c37b7519bddac49ad94581b3abc986a

Sim. Paraguay é um bom lugar para viver e qualquer saudade em relação ao Brasil pode ser resolvida com uma visita breve

Um amigo recebe direto em Bitcoin e só tem cartão e conta estrangeira. Zero real. Só alguns dólares ou euros para quando precisa de liquidez

Replying to Avatar Zaheer144

Como sonegar imposto de Renda sem cair na malha fina? Discussão séria sobre.

Muitas vezes vemos os "anarquistas" de WhatsApp dizendo que é simples, e a sonegação é o caminho. Porém, na prática, todo mundo que estuda encontra uma barreira séria: a Receita Federal brasileira é implacável, e extremamente sofisticada. Sistemas de cruzamento de dados; IA que calcula discrepância salarial entre o que o profissional recebe, e o estilo de vida; servidores que possuem TESÃO DESENFREADO em perseguir aqueles que sonegam; e outras benecies.

Dito isso, alguns idiotas ainda vão falar: "ah, mas é só colocar tudo no Bitcoin". Sério, meua migo? Você arrisca sua vida e de seus familiares numa moeda extremamente instável? E quando o governo descobrir, você vai comprar alguma coisa em seu nome de que modo? Que seja um carro simples: nada poderá estar em seu nome, pois o Estado vai usar dos meios burocráticos para bloquear todos os seus bens. Se for em uma empresa de seu nome, também será decretada a indisponibilodade de bens, e você responderá, por baixo, por uns 7 crimes contra a administração pública.

Quando você precisa declarar o IR, e não o faz, automaticamente já cai no sistema da Receita Federal que fulano precisa declarar, e não apresentou declaração.

A sonegação integral de tudo que você recebe nos tempos atuais parece ser um sacrifício considerável. Por um lado, caso você receba um alto salário, não terá de pagar 27,5% disso em Imposto de Renda. Por outro, parece que nada poderá estar em seu nome. NADA. Contratos de compra e venda; assinatura de planos médicos; e outras despesas comuns; bens (carro, casa ou apartamento, ações de investimentos); etc. Além disso, eventualmente vão descobrir que fulano ganha 50 mil reais, e não está pagando imposto. E o que acontece? Primeiro, uma investigação no âmbito administrativo. A Receita vai atrás de toda a sua vida, e seus rastros na internet e vida real, para mensurar exatamente os seus ganhos e o quanto deixou de pagar. No fim das contas, se QUALQUER COISA der errado, você terá de pagar TODO o imposto devido, e uma multa que pode ir ALEM DE 100% do valor total, e pode ter certeza que vão jogar no máximo, ou além disso quando perceberem que você ficou 10 anos sem pagar 1 real de imposto. Dito isso, o seu plano deve estar praticamente infalível à falhas.

Daí, se você é CLT, e recebe um bom salário, em alguns lugares automaticamente já é descontado o valor do IR. Quando não, corre o risco de, ao longo do processo, determinarem o bloqueio parcial do que você recebe. Nisso, toda a sua operação já foi pro saco. Você não paga imposto, mas também já não recebe tudo que ganhava, e nada desse valor bloqueado será usado para abater a dívida, mas sim como "multa por continuidade do delito". Se você recebe por algum banco, logo logo vão decretar bloqueio da sua conta, mesmo que você pretenda receber no banco e de imediato colocar em outra coisa.

Nisso surge a dúvida, para os que saibam do assunto. É possível sonegar o Imposto de Renda, e ainda assim gozar dos benefícios de um cidadão que age dentro da norma (como possibilidade de contratar planos médicos; fazer contratos; adquirir bens; etc.)? Se sim, qual é o seu plano infalível para que isso aconteça, sem que você fique impedido de gastar dinheiro e possuir bens materiais? Me refiro também a possibilidade de viver com dignidade, podendo inclusive pagar 5 reais no pacote de pão sem precisar converter o padeiro a aceitar BTC.

Considere que você deve planejar como receber, gastar e transferir dinheiro; e considere que você deve se blindar contra o bloqueio de bens em seu nome. Também é bom considerar um plano financeiramente viável. De nada adianta uma estratégia para abrir 90 empresas off shore em paraísos fiscais, quando o custo de montar e de manutenção disso extrapola o valor do imposto.

Dissertem sobre.

A minha conclusão é que o mais fácil é sair do Brasil. Por isso vim para o Paraguay, onde não preciso pagar imposto